O nutricionista Bruno Allison conversou com o Hospital São Marcos sobre nutrição esportiva. Confira abaixo algumas recomendações e dicas para atletas e praticantes de atividade física.
Hospital São Marcos: O que é a nutrição esportiva?
Bruno Allison: A nutrição esportiva é a nutrição focada na prática de atividade física, e tem como objetivo aliar um rendimento para uma determinada modalidade praticada, auxiliando no ganho de massa muscular ou na perda do percentual de gordura. É uma vertente da nutrição que vai ajudar a atingir os objetivos usando a modalidade esportiva para alcançar o resultado almejado.
HSM: Qual a importância de procurar um nutricionista quando se faz uma atividade física?
Bruno Allison: O nutricionista é o profissional habilitado para fazer a elaboração do plano alimentar, onde vão ser observados vários parâmetros, como a avaliação antropométrica, triagem de avaliação da composição corporal, exames bioquímicos e também análise hormonal, para que em cima disso possa se traçar o planejamento alimentar. Além disso, o nutricionista vai ser responsável por avaliar o trato gastrointestinal, analisar alguma deficiência de micronutrientes ou uma alergia alimentar, tudo isso focando no objetivo do paciente.
HSM: Quem faz atividade física, necessariamente, precisa recorrer ao suplemento?
Bruno Allison: Não necessariamente. Hoje em dia o público busca mais o suplemento pela questão da praticidade e em alguns casos apenas pela questão de atingir um aporte calórico, protéico ou de glicídios que você precisa durante o dia. Então o suplemento é um aliado, estando para ser usado da forma mais eficaz possível. Alguns pacientes conseguem ter resultado sem suplementação, outros não conseguem ingerir tudo que é prescrito. Nesses casos nós usamos o recurso para atingir a meta desejada.
HSM: O que é importante observar no pré-treino para quem pratica atividade física com intensidade leve ou moderada?
Bruno Allison: Sempre que a gente leva em consideração pré-treino nós temos que ajustar isso no plano alimentar de acordo com o horário que a pessoa pratica a atividade. Por exemplo, alguém que treina pela manha um treino de musculação precisa de um pré-treino diferente de quem treina a noite (que já vem de uma ingestão alimentar ao longo do dia). O que nós temos que ter em mente é observar o índice glicêmico dos alimentos e o tipo de carboidrato que vai ser usado para dar energia para aquele momento de exercício.
HSM: Treinar em jejum é indicado?
Bruno Allison: Não. É preciso sempre se alimentar. Treinar em jejum pode ocasionar intercorrências devido a um jejum prolongado e isso pode afetar o rendimento ou causar tontura e mal estar. Exceto em algumas estratégias que as vezes são utilizadas, como treinar em jejum intermitente. Esse é um método para emagrecimento, porém não é a recomendação geral.
HSM: Na questão de hidratação, a água deve ser tomada antes, durante ou depois do treino?
Bruno Allison: Todos os nossos processos fisiológicos dependem da água, por isso ajusta-se a ingestão média de água durante o dia. Porém o que vai mandar na ingestão de água é a modalidade esportiva. Algumas modalidades precisam da hidratação intra-treino ou a cada hora. Para alguém que faz um treino de musculação de 40 minutos ou 1 hora não vai ser necessário beber água durante esse exercício. Agora, para quem faz um triatlo de 3 horas, por exemplo, é interessante se ajustar a hidratação a cada 30 minutos.
HSM: E qual é a melhor opção para se hidratar: água ou isotônico?
Bruno Allison: Em alguns casos a água, em outros casos o isotônico. Já é uma questão de bebidas hidroeletrolíticas e repositores hidroeletrolíticos, que são coisas diferentes. Porém, pode-se sim associar as bebidas hidroeletrolíticas, até porque existe a suplementação intra-treino. Se o praticante já usa um carboidrato intra-treino, ele poderia estar usando só a água. Entretanto, alguns pacientes que não querem o carboidrato preferem o isotônico, que é uma opção mais completa. Portanto, não existe um protocolo padrão. Essas são ações que trabalhamos na estratégia de cada um.
HSM: Em relação ao volume de atividade física, qual seria uma média saudável para absorver os resultados?
Bruno Allison: O que se tem de evidências científicas para atingir qualquer tipo de objetivos, seja emagrecimento ou hipertrofia, é que se treine no mínimo 3 vezes na semana durante 40 minutos. Exceto em casos excepcionais, quando se quer aumentar o rendimento em uma planilha de corrida, por exemplo, é interessante que se faça um treino diário montado por um educador físico.