Durante a explicação do tema, a enfermeira falou que a higienização das mãos é considerada a ação isolada mais importante no controle de infecções em serviços de saúde. Para isso, o Hospital São Marcos, através da CCIH – Comissão de Controle de Infecção Hospitalar - desenvolve uma série de ações para conscientizar e motivar os profissionais a higienizar corretamente as mãos.
São chamadas infecções hospitalares, aquelas desenvolvidas pelos pacientes após a admissão no hospital, desde que relacionadas à internação ou a procedimentos hospitalares. Pacientes mais debilitados, como recém-nascidos prematuros, estão mais sujeitos a essas infecções e com maior potencial de gravidade. Outros pacientes pediátricos também correm risco de infecções mesmo em ambulatórios.
Ações simples como higienização das mãos e até cuidados mais sofisticados relacionados à esterilização de equipamentos e ao uso de produtos especialmente desenvolvidos para evitar infecções, podem minimizar o impacto desse importante problema de saúde pública.
As palestras acontecem no ambulatório do Hospital São Marcos e são abertas ao público. Amanhã (11), o tema abordado será Sinusite.