As nove profissionais do setor de Serviço Social do Hospital São Marcos trabalham no atendimento das demandas dos pacientes, que buscam tratamento no Hospital. O Serviço Social atua em duas frentes, no ambulatório e no Hospital. Em 2010, a equipe realizou mais de 25 mil atendimentos.
As assistentes sociais desempenham uma série de atividades dentro do HSM, realizam visitas às enfermarias e a supervisão de estágio dos acadêmicos de Serviço Social, encaminhados ao hospital. O setor, também, desenvolve uma série de outras ações, são elas:
1. Ações rotineiras no atendimento ambulatorial
O ambulatório é a porta de entrada do paciente e de sua família, já que é neste espaço que o mesmo é atendido nas várias especialidades médicas, recebe o diagnóstico e é encaminhado para os diferentes procedimentos e tratamentos.
Desta forma, o setor de Serviço Social realiza um trabalho de acolhimento, de orientação, de informação e esclarecimento, de forma a contribuir para o bom atendimento dos usuários, fomentando a humanização dos serviços, promovendo a eficácia e qualidade e, reforçando a acessibilidade.
Além de intermediar e fortalecer as relações entre o paciente, a família e a equipe multidisciplinar, possibilitando um trabalho articulado entre os setores, no atendimento às necessidades e expectativas dos pacientes e de seus familiares. O setor busca acompanhá-los em praticamente todas as fases do tratamento – triagens , consultas, exames, internações hospitalares, pré e pós-operatórios e tratamentos (Radioterapia e Quimioterapia) – além de outras situações necessárias ao seu bem-estar.
2. Ações rotineiras no atendimento hospitalar
O Serviço Social complementa no atendimento hospitalar o trabalho já iniciado no ambulatório, visando dar continuidade à vinculação estabelecida naquele momento inicial.
Os problemas emocionais decorrentes do impacto da descoberta do diagnóstico, da internação, do afastamento de seus familiares, e consequentemente, do prognóstico, contribuem para gerar angústia no paciente. Daí a necessidade de atuação do Serviço Social no âmbito hospitalar, como forma de contornar e direcionar esses entraves que poderão se configurar como situações-problemas. É um trabalho feito em conjunto com a equipe multidisciplinar.
3. Ações rotineiras no atendimento prestado na admissão do SUS
O atendimento do Serviço Social de Admissão do SUS tornou-se legítimo e necessário, e funciona também, como uma extensão dos outros atendimentos já mencionados, tem papel fundamental na relação paciente/família/hospital, operacionalizando medidas para a integração do atendimento, de forma humanizada.
É um atendimento de emergência social realizado de acordo com a necessidade imediata e quando detectadas situações que requerem intervenção direta do Serviço Social, como forma de administrar a tensão existente entre as demandas dos pacientes dos serviços requeridos, além de prestar orientações informativo-educativas, fator decisivo para o bem-estar dos mesmos.
4. Participação e atuação na equipe multidisciplinar
O Serviço Social participa ativamente da equipe multidisciplinar, objetivando subsidiar os aspectos psicossociais, econômicos, culturais e de apoio ao usuário, buscando propiciar a melhoria da qualidade de vida, dentro dos limites que a doença lhe impõe, compreendendo o paciente como um sujeito, dentro de uma visão global e integrada do ser humano, promovendo-lhe saúde e melhoria da qualidade de vida.
Participação no Grupo Informativo e de Apoio aos Pacientes de Radioterapia (GRAP), no Encontro Informativo da Oncologia (EI) e no Núcleo de Assistência Domiciliar Interdisciplinar ao Paciente Oncológico (NADIPO), repassando orientações informativo-educativas quanto às atividades oferecidas pelo setor e pelo hospital e, quanto aos direitos que a legislação brasileira dispõe aos pacientes portadores de câncer, auxiliando os mesmos durante todo o processo de tratamento. A equipe também participa das reuniões clinicas, realizadas semanalmente, das visitas médicas dos setores de Oncologia e Ginecologia e da Comissão de Pesquisa e Ética do Hospital São Marcos.