Algumas reclamações das crianças são ignoradas pelos pais, em especial, com relação a problemas ortopédicos. Por isso, Dr. Ribamar Bandeira, ortopedista pediátrico do Hospital São Marcos, participou do quadro Vida, no Jornal do Piauí, para esclarecer algumas dúvidas acerca desse problema.
Segundo especialista, o principal motivo da negligência em alguns fatores ortopédicos pediátricos, é realmente a dificuldade que os pais têm de observar, como por exemplo, no caso do quadril luxado de forma congênita, algo comum, mas que por falta de conhecimento do pais, que consideram normal o fato do bebê não abrir as perninhas totalmente durante a troca da fralda ou cliques no quadril, acaba passando despercebido por algum tempo.
Outro problema que levam muitos pais até os consultórios médicos, é o famoso “Pé chato”, ausência da cava medial, que fica na parte de dentro do pé.
“O que poucos sabem, é que mais de 80% das crianças nascem sem essa cava, ela se forma a medida que a criança vai crescendo e fortalecendo o músculo”, explica o médico, acrescentando ainda que, nesse caso, o médico deve ser procurado se a cava não surgir após os 3 anos de idade, para que seja avaliado se essa é uma característica da própria criança ou existe uma causa óssea.
Confira a entrevista completa: https://www.youtube.com/watch?v=SNjBUjj1_Ls