O urologista Luciano Couto, especialista em Transplante Renal e Oncologia Urológica, apresentou uma série de informações sobre a doença que atormenta cerca de 40% da população em algum momento da vida, a infecção urinária. Em sua explanação, o especialista apresentou as principais causas e os sintomas mais comuns da doença.
Segundo o especialista, a infecção urinária é causada pelo aumento descontrolado da flora bacteriana no sistema urinário. Tanto no homem quanto na mulher a doença encontra fatores de risco específicos. Na mulher, a proximidade entre a vagina e o ânus é um dos principais deles, a utilização de espermicida, a obesidade, o diabete e até mesmo a gestação podem aumentar o risco de incidência da infecção. No homem, o HPB, a enterose de uretra, a idade avançada e o coito anal são alguns dos fatores que levar a incidência ou agravamento da doença.
Os principais sintomas da doença são o aumento da frequência urinária, presença de sangue na urina, urgência miccional, dor intensa ao urinar, dor pélvica ou lombar e febre. O diagnóstico é feito pelo profissional da área através do estudo dos sintomas do paciente e, ainda, de exames clínicos tais como: sumário e cultura de urina, exames hematológicos e de imagem. O tratamento também inclui medidas comportamentais, como o aumento da ingestão de líquidos, a observância de orientações de higiene e em alguns casos até restrições alimentares. É importante explicar que não existe alimentos capazes de causar infecção urinária, mas alguns pacientes podem apresentar sensibilidade a um ou outro alimento”, explicou o urologista.
Segundo o especialista, a infecção urinária é uma doença que pode levar a insuficiência renal e a infecção sistêmica. Mas, a prevenção é possível e necessária. “As pessoas que trabalham em ambientes fechados devem manter uma garrafa com água sempre próximo, para lembrar-se de ingerir líquidos. Quando o indivíduo observar que a sua urina está escura deve aumentar a ingestão de água”, ensinou o Dr. Luciano Couto.
Os clientes aproveitaram a presença do urologista para dirimir dúvidas sobre a infecção urinária e outras doenças do sistema urinário, como as relacionadas ao aumento da próstata e a incontinência urinária.