A iniciativa surgiu após a publicação do livro De doenças desconhecida a problema de saúde pública: o Inca e o controle do câncer no Brasil, de autoria de Luiz Antonio Teixeira e Cristina Oliveira Fonseca, ambos pesquisadores da COC. A obra foi lançada em 2007 como parte das comemorações dos 70 anos do Instituto. A partir da pesquisa realizada para a publicação, a Casa de Oswaldo Cruz iniciou uma linha de investigação, no Departamento de Pesquisas em História das Ciências e da Saúde, direcionada especialmente à História do Controle do Câncer no Brasil.
Atualmente, o material produzido pelo projeto é divulgado por meio da publicação de artigos em periódicos científicos nacionais e estrangeiros ou livros. Além disso, há a organização de um banco de imagens com material informativo de ações nacionais de controle do câncer. Tendo como linha principal de pesquisa o câncer do colo do útero, o acervo também incorpora cartazes e folders sobre o tabagismo e o câncer de mama de campanhas não apenas do INCA, mas de outras organizações brasileiras.
Outra fonte de informações sobre o projeto é a exposição virtual Imagens das campanhas educativas de prevenção do câncer do colo do útero no Brasil. Essa exposição sintetiza a história do controle do câncer de colo do útero no País, com imagens das ações educativas produzidas para campanhas de saúde pública, ao longo do século XX.
Existe ainda um espaço virtual dedicado ao registro de histórias orais. Depoimentos de personagens importantes para a história do controle do câncer no Brasil podem ser encontrados em forma de entrevistas gravadas em áudio e vídeo, que representam uma fonte inestimável para o resgate e preservação da memória dos principais atores, instituições e política públicas desenvolvidas ao longo de décadas.
Fonte: INCA