O tratamento do câncer tem por finalidade a cura e / ou alívio dos sintomas da doença. Os medicamentos utilizados podem provocar diversos efeitos colaterais que variam dependendo de múltiplos fatores, podendo ser diferentes quanto a intensidade e duração.
A queda de cabelo (alopecia) é, sem dúvida, o efeito colateral mais associado à quimioterapia. Talvez seja o mais preocupante e o que cause mais ansiedade e temor em relação ao tratamento, não só em mulheres, mas também em homens. E por que ocorre a queda de cabelo? Esses medicamentos atuam no corpo ?matando? as células que se multiplicam rapidamente (células cancerosas) e também nas células do bulbo capilar (que forma e segura o fio de cabelo), por isso o cabelo é rompido no orifício de saída do couro cabeludo. A alopecia pode ocorrer em uma parte ou em todo o cabelo, além de qualquer outra parte do corpo (rosto, braços, pernas, região axilar e região pubiana).
O mais importante é a forma como o paciente enfrenta essa ?fase? da doença. É preciso aceitação, entendimento do momento, criatividade e paciência. O cabelo, após o tratamento, voltará a crescer!
Veja algumas orientações que podem ser úteis durante o tratamento:
Corte seu cabelo (aos poucos). Isso vai garantir uma sensação maior de controle sobre a queda do cabelo e faz com que seja mais fácil manejar a perda gradativa dos cabelos.
Caso prefira usar peruca, compre quando ainda permanecer com os seus cabelos. Escolha um tom de cor parecido com o seu, que seja confortável, de boa qualidade e que não machuque o seu couro cabeludo.
Cuidado ao lavar a cabeça. Use um shampoo suave, enxugue com uma toalha macia e com movimentos leves (não esfregue)
Não utilize artigos ou produtos que possam agredir o couro cabeludo
Proteção é a palavra de ordem durante a queda de cabelo. Use chapéu, turbante ou lenços, não fique em ambientes com temperaturas muito baixas ou muito altas e use sempre um bloqueador solar.
Fontes para pesquisa:
www.hcancerbarretos.com.br
www.oncoguia.org.br
www.cancerinfo.com.br