"A proposta que eu faço é que o trauma é a consequência de um choque emocional violento capaz de produzir efeitos danosos sobre movimentações existenciais do ser", afirma o advogado Lucas Villa, mestre em Filosofia Ética e Epistemologia, durante o I Congresso Internacional de Trauma de Teresina.
Em sua palestra, Dr. Lucas apresentou o trauma como na perspectiva existencial. "Nesse sentido, o trauma aparece como uma espécie de fóssil. Ele é algo que remete ao passado, mas de qualquer forma condiciona o futuro", conjeturou Lucas que atualmente é vice – presidente da OAB-PI.
Na sequência da programação, as palestras apresentaram panorama local e europeu do trauma. O Dr. Antônio Gilberto Albuquerque, diretor geral do Hospital de Urgência Dr. Zenon Rocha – HUT, afirmou que o Piauí é o estado que tem maior número de acidentes envolvendo motocicletas, seguido pelo Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco. "De todos os pacientes acidentados atendidos no HUT, 83% são de motocicletas", informou.
Durante sua fala, o médico Telmo Gomes Mesquita, coordenador da Rede de Urgência e Emergência do Piauí, esclareceu que "a finalidade maior da Rede de Urgência e Emergência é organizar as urgências, articulando e integrando todos os equipamentos e serviços de saúde para ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral dos usuários em situações de urgência/emergência de forma ágil e oportuna", afirmou.
O uso de modernas tecnologias da informação e telecomunicações para o fornecimento de informação e atenção médica à pacientes e outros profissionais de saúde localizados à distância foi um dos momentos interessante durante a manhã do primeiro dia. "Os desafios enfrentados pela telemedicina hoje é um fator cultural. A telemedicina tem o propósito de oferecer tratamento médico especializado a pessoas que vivem em locais distantes ou com poucos profissionais e permite também promover o conhecimento aos profissionais da área médica", fala André Rocha, engenheiro elétrico da Agencia de Tecnologia e Informação do Piauí – ATI.
A palestra magna proferida pelo Dr. Axel Ekkernkamp, diretor geral do Hospital de Trauma de Berlim-Alemanha, destacou que o objetivo dos profissionais da saúde é exercer uma medicina de excelência com reabilitação do mais alto nível possível. "Na Alemanha consideramos fundamental reconstruir a saúde da pessoa desde o início da ocorrência, ainda no local do acidente, continuando no hospital e seguindo até a fase final que é a reabilitação. Serviços esses que são disponibilizados em um mesmo local, como os conhecidos BG – conjunto das clinicas e seguradoras contra acidentes na Alemanha", exemplificou o médico.
O I Congresso Internacional de Trauma, realizado pelo Hospital São Marcos (HSM) de Teresina, no Brasil, com apoio do Hospital de Trauma de Berlim, Alemanha (Unfallkrankenhaus Berlin – UKB), tem parceira com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde- SESAPI, Fundação de Amparo à Pesquisa - FAPEPI, Universidade Estadual do Piauí – UESPI e Fundação Municipal de Saúde da Prefeitura de Teresina - FMS. Conta com apoio do Governo Federal através da Caixa Econômica – CEF, Grupo Arrey, Faculdade Facid Wyden, Multi Home Care, Medical Life, a Eurocity Consultoria & Viagens e Radical Produções.
Mais informações
www.congressodetrauma.org.br
Dr. Edilson Carvalho – Presidente do Congresso – 86 9 9452 5353
Claudia Bezerra – Assessoria de Imprensa - 86 999305336