O câncer de pulmão está relacionado ao consumo de cigarro afetando mais aos homens do que as mulheres. Entretanto, o número de mulheres com câncer de pulmão vem aumentando gradativamente a cada ano em decorrência do aumento do tabagismo entre o sexo feminino.
O alerta foi feito pelo pneumologista do Hospital São Marcos, João Araújo Moura Fé, durante palestra nesta quinta-feira, dia 15, no hall do ambulatório da instituição. Ele informou ainda que algumas pessoas que nunca fumaram também podem ter câncer de pulmão.
De acordo com o especialista, a prevenção ainda é o melhor caminho para evitar a doença. ?A mais importante e eficaz prevenção do câncer de pulmão é a primária, ou seja, o combate ao tabagismo. A ação permite a redução do número de casos e de mortalidade?, orientou, acrescentando ainda que 95% dos casos de câncer de pulmão estão relacionados ao tabagismo.
Os sintomas mais comuns desse tipo de câncer são a tosse permanente por até 15 dias e o sangramento pela via respiratória. Nos fumantes, o ritmo habitual da tosse é alterado e aparecem crises em horários incomuns para a pessoa. Além disso, uma pneumonia de repetição pode também ser a apresentação inicial da doença.
Até 2030 devem surgir, por ano, 13,2 milhões de novos casos de câncer de pulmão em todo o mundo. A estimativa é da Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer das Nações Unidas (Iarc). Em 2008, o número de mortes por câncer chegou a 7,6 milhões. A pesquisa constatou ainda que serão diagnosticados 21,4 milhões de casos anuais nas próximas duas décadas.
A agência fez as previsões para as próximas duas décadas tomando por base a hipótese de que a incidência da doença vai manter o atual ritmo de crescimento enquanto a população mundial deverá atingir a marca de 8,3 bilhões de habitantes.
De acordo com a agência, os cânceres que possuem o maior percentual de mortalidade são os de pulmão, estômago e fígado. Já a maioria dos casos detectados no mundo é de pulmão e mama. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que, este ano, serão registrados quase 50 mil casos de câncer de mama e mais de 27 mil casos de câncer de pulmão. O câncer é a segunda causa de mortes no país.