Um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) chama a atenção para um problema grave: cerca 25% da população mundial é anêmica. E entre as crianças menores de 2 anos os números são ainda piores: a incidência é de quase 50%. Os dados (mais recentes) são de 2005, mas, segundo especialistas, de lá para cá, pouco mudou. A história, entretanto, poderia ser bem diferente, já que a prevenção do problema é simples e, na maioria dos casos, começa por pequenas adequações no cardápio.
Segundo a diretora-geral do Hemorio e integrante do comitê de anemia da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH), Clarisse Lobo, a melhor forma de prevenir é investir em uma alimentação saudável, cheia de alimentos ricos em ferro. Engana-se, porém, quem pensa que isso quer dizer somente comer muito feijão.
“As maiores taxas [de ferro] estão nas carnes vermelhas e vísceras, principalmente o fígado. Para se ter uma ideia, nossa capacidade de absorver ferro é 10 vezes maior nas carnes que nos vegetais. Um bife de apenas 100 gramas, por exemplo, nos fornece a mesma quantidade deste nutriente que um quilo de feijão”, diz.
É ilusão também achar que a carne precisa estar crua ou mal passada para que o ferro seja melhor absorvido, afirmam os especialistas. “Independentemente do ponto, o índice do nutriente é o mesmo, porque não é o sangue que contém o ferro, mas a fibra da carne. Peixes têm altas taxas de ferro e mesmo o bucho, uma parte que é vendida branca, tem uma quantidade ótima deste nutriente”, comenta a nutricionista, Priscila Dabaghi.
No caso do ferro encontrado em vegetais, é necessário combinar a ingestão de feijão, lentilha, espinafre e couve com o consumo de uma fonte de vitamina C, essencial para que o organismo absorva o ferro da alimentação. “Não é necessário muito. Se a pessoa come um bom prato de arroz, feijão, salada e carne e o acompanha com um copo de suco de laranja, abacaxi, limão ou acerola, já está com as cotas garantidas.”
E vale um alerta: é preciso comer o alimento propriamente dito para conseguir os benefícios do ferro. “O caldo de feijão, por exemplo, tem nada de ferro. Todo o nutriente está no grão, então é preciso comê-lo para obter os benefícios.”