Teve início na nesta segunda-feira, 13, a Semana de Enfermagem do Hospital São Marcos. Evento o organizado anualmente pelo Centro de Ensino e Pesquisa da instituição.
A abertura do evento contou com a presença da gerente de enfermagem Andrea Lopes, a coordenadora do Grupo de Estudos de Curativos(GREC) Ana Carolina Floriano, a coordenadora do Grupo de Estudos em Oncologia (GRECON) Lígia Kelle Soares, a coordenadora do Grupo de Estudos sobre Sistematização da Assistência de Enfermagem (GRESAE) Fernanda Coelho Macêdo e o coordenador do Grupo de Estudos sobre Pesquisa em Enfermagem (GEPEN) Fernando José Guedes da Silva Júnior.
O enfermeiro Daniel Coelho Farias, coordenador da Educação Permanente em Enfermagem, abriu a solenidade e agradeceu a presença de todos. E passou a palavra para a gerente de enfermagem Andrea Lopes, que falou a respeito a reflexão sobre o papel do enfermeiro na sociedade, e pontuou a respeito da existência dos grupos de estudos em enfermagem nas instituições. ?Com a globalização, as pessoas estão mais informadas, especialmente o paciente que cada vez mais exige o melhor. Então, o saber da enfermagem deve evoluir, não só para ampliar conhecimentos, mas desenvolver cada vez mais habilidades e competências e é dai a necessidade da existência dos grupos de estudos?.
Após a palestra de Andrea Lopes, foi a vez de Amália Carvalho, presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), Secção Piauí, falar a respeito de consciência profissional. ?Consciência Profissional é saber fazer a diferença. O cuidado ao paciente é característica da enfermagem.?, pontuou ela, que também abordou sobre o atual mercado de trabalho e destacou que ainda há muitas vitórias a serem alcançadas.