Aconteceu neste domingo, 25, a ação “Troque o Medo pela Esperança”, uma ação realizada em todo o país pela Sociedade Brasileira de Cirurgiões Oncológicos, com apoio de outros profissionais da saúde. Em Teresina, a Associação Piauiense de Combate ao Câncer – Hospital São Marcos marcou presença com sua equipe multiprofissional.
A ação aconteceu na Praça do 25º Batalhão de Caçadores com objetivo de alertar a população sobre o enfrentamento ao medo do câncer. Os profissionais do Hospital São Marcos: médicos, enfermeiras, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e nutricionistas prestaram informações sobre a prevenção e o tratamento para a doença.
“O câncer aumenta a medida que a população aumenta a longevidade”, informa o cirurgião oncológico, Pádua Filho. “Quanto mais o homem viver, mas ele vai ter câncer. A esperança é que os tratamentos hoje em dia são mais uteis, muito melhores, reduzem a mortalidade, aumentam longevidade e qualidade de vida, principalmente com o diagnóstico precoce e estilo de vida saudável”, afirma.
O médico faz um alerta. “As pessoas que fumam, bebem, são obesas e sedentárias têm mais predisposição de ter a doença. É preciso entender que menos fumo, menos álcool, mais atividade física, mais visitas regulares ao médico, mais perdão e mais amor afastam a doença”, acrescenta.
Durante a ação “Troque o medo por esperança” também serão recebidas doações de brinquedos para as crianças do Lar de Maria, instituição que abriga crianças diagnosticadas com câncer. Além disso, foram realizadas atividades culturais, com apresentações musicais e artísticas, exposição de vídeos informativos sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer, atividades voltadas para o público infantil, medição de pressão arterial e aulas de primeiros socorros.
Mais informação
Assessoria de Comunicação: 86 99930 5336