Reafirmando seu pioneirismo na saúde, o Hospital São Marcos, trouxe recentemente ao Piauí, o projeto Smile para o setor de Odontologia. O projeto foi criado nos EUA, em parceria com o hospital, através da implantação feita pela dentista Lúcia Reis. O objetivo é tratar pacientes, em especial crianças carentes, que apresentam fissura labiopalatal.
Lábio leoporino, como é conhecido comumente, é uma abertura na região do lábio ou palato, ocasionada pelo não fechamento dessas estruturas, ocorrida durante a formação e desenvolvimento do feto. A dentista responsável pela implementação do projeto no hospital, Lúcia Reis afirma que "sem o apoio do Hospital São Marcos esse projeto não seria possível, pois este oferece sua excelente estrutura e todo o suporte para que o projeto possa ser desenvolvido”.
E completou: “Eu diria que chega a ser 100% sua importância, sem falar no lado social, pois através dele, várias crianças têm oportunidade de atendimento". Em média, o projeto atende cerca de 120 pacientes, e para participar, basta fazer o cadastro no Sistema Único de Saúde (SUS) e no Hospital São Marcos.