O projeto é realizado pela empresa AstraZeneca em parceria com Ministério da Educação e leva a arteterapia para dentro dos hospitais, com oficinas de artes plásticas, teatro de bonecos e música nos corredores.
“O projeto tem a missão de contribuir no tratamento das crianças por meio dessas manifestações artísticas, trazendo mais acolhimento e uma dose de alegria”, explica a Ana Carolina, coordenadora do projeto no Nordeste.
Ana Carolina reforça a importância de apresentar a culturalidade para as crianças, apresentando o folclore, lendas, pontos turísticos e a biodiversidade do país. “Todas as ações são relacionadas à cultura brasileira. Elas têm um momento de vivenciar a infância muitos mais abertamente e livre com essas expressões artísticas”, enfatiza a coordenadora.
Layara Cristina, mãe de uma das crianças beneficiadas com o projeto, falou do significado desse momento para sua filha e as demais crianças internadas. “O tratamento já é difícil, dentro de um quarto, sem previsão de alta. Então, momentos como esses são muito bons , pois a criança se diverte bastante! Eu vejo um brilho no olhar da minha filha”, declara.
Para a equipe médica, que acompanha diariamente essas crianças, o projeto também é um grande colaborador para a saúde e a progressão do tratamento. “Essa interação é importante para essas crianças que geralmente ficam só nos apartamentos. Elas são estimuladas a participarem das atividades e brincadeiras que fazem muito bem no auxílio do tratamento médico”, reforça Fernanda Xavier, terapeuta ocupacional do Hospital São Marcos.
Mais informações
ASCOM / HSM (86) 99424 0150