Durante este mês de Outubro acontece a Campanha Outubro Rosa. Já no próximo mês de novembro a campanha é voltada para o público masculino. O Novembro Azul é uma campanha superimportante de combate ao câncer de próstata e conscientização da importância de exames regulares e diagnóstico precoce.
Para esclarecer mais sobre o assunto, o médico uro-oncologista Dr. Eliney Faria conversou conosco a respeito do assunto que também será tema do 3º curso de Prostatectomia Radical Laparoscópica ministrado no Hospital São Marcos. Acompanhe abaixo a entrevista.
Hospital São Marcos: O que é a prostatectomia radical?
Eliney Faria: A próstata é uma glândula localizada entre a uretra e a bexiga. Essa glândula é acometida pelo câncer mais comum no homem. Então a prostatectomia radical é a retirada da próstata quando está glândula é afetada pelo câncer. E nós estamos aqui em parceria com o Hospital São Marcos para realizar essa cirurgia através da via minimamente invasiva, com a utilização de algumas pinças, fazendo o acesso da cirurgia sem precisar efetuar grandes incisões.
HSM: Quais os avanços da área da prostatectomia hoje no Brasil?
Eliney Faria: A prostatectomia hoje no Brasil evoluiu muito. Podemos observar que o interior já realiza essa cirurgia por via laparoscópica, e agora, nas principais capitais, esse procedimento está migrando para a tecnologia robótica, já sendo realizadas muitas cirurgias dessa forma no país.
HSM: Qual a sua impressão do Hospital São Marcos nesse campo da urologia?
Eliney Faria: O Hospital São Marcos está muito bem estruturado. Na minha concepção, a equipe local está muito bem gabaritada e todos são profissionais de alto nível, tendo total condição de estabelecer boas cirurgias aqui em Teresina.
HSM: O mês de novembro é lembrado como o mês da conscientização masculina sobre o câncer de próstata. Como o senhor analisa os cuidados que os homens têm com essa área da saúde?
Eliney Faria: Esses cuidados não foram tão bons no passado, mas agora estão cada vez melhor. Os homens estão mais pragmáticos, cuidando mais da sua saúde. Deve-se fazer rastreamento do câncer em qualquer época do ano, mas o Novembro Azul é uma maneira de elucidar e de chamar a atenção para a importância desses cuidados, principalmente para os homens acima de 50 anos.