Ser psicólogo é uma imensa responsabilidade. Para dar conta desta profissão só mesmo sendo inquieto e sensível. É aquele que dá respostas e caminhos para o melhoramento da vida pessoal ou profissional.
O trabalho de um psicólogo organizacional dentro de uma empresa, é desenvolver estratégias e habilidades do empregado. As psicólogas responsáveis por este setor no Hospital São Marcos, Tatiana Lira e Carla Picanço, contam que o papel deste profissional é acompanhar e desenvolver habilidades. "Nós usamos ferramentas para que possa ser trabalhada a qualidade de vida e a habilidade, nós profissionais desta área não podemos ser individualizados, estamos sempre buscando o melhoramento do empregado." Afirma Tatiana.
O psicólogo estuda a subjetividade, os sentimentos mais contraditórios e se disponibiliza a caminhar com o outro pelo único e difícil caminho, sem julgá-lo ou criticá-lo, mas sendo o verdadeiro parceiro de viagem em quem se pode confiar e dizer sem censuras o que sente e pensa.
O trabalho de um psicólogo hospitalar é humanizar e minimizar os medos, ansiedades, angústias e fantasias no ambiente; é papel dele dar suporte ao paciente, a família e equipe hospitalar. A psicóloga Marcelle Formiga, coordenadora do serviço de psicologia do Hospital São Marcos, conta que a equipe trabalha através de três frentes importantes: o paciente, a família e a equipe de atendimento; "É dada toda assistência ao paciente de forma que possa ser amenizada os medos que ele se encontra durante aquela situação, trabalhamos junto com a família para amenizar a dor e angustia, acompanhamos a equipe para que possa ser feita uma boa assistência".
Um trabalho sensível e forte, é o que conta Marcelle "Eu vejo como um trabalho muito humano, nós construímos através do contato, na relação que estabelecemos com a pessoa, no olhar, na imagem corporal. É preciso estar em contato com o paciente, com a família e com a equipe para destruir essa frieza que o ambiente hospitalar possui, e esse comportamento de contato humano 'contamina' a equipe, gerando uma melhor assistência", conclui Marcelle.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para saber mais acesse nossa
Política de Privacidade e Uso de Cookies