“Eu gosto de brincadeiras
Pois me divirto bastante
Também gosto de estudar
E moro muito distante
É lá que me sinto bem
Lugar muito interessante
Gosto de bolo de milho
Porque é muito crocante
De paçoca e peixe frito
Tem um sabor marcante
Festa junina é alegria
É uma festa emocionante”
Os versos são do estudante Rikelmo Oliveira Calisto, 15 anos, e fazem parte de uma coletânea do folheto “Festa do Cordel”, produzidos por pacientes internados para tratamento oncológico, que integram o Serviço de Escolarização Hospitalar e Domiciliar do Piauí, que realizou na manhã desta quinta-feira, 30, uma exposição dos cordéis.
De acordo com a professora Ivoneide Amorim, coordenadora do SEHDEPI, os alunos além de produzirem os poemas, também trabalharam a oralidade e a produção das ilustrações. “A literatura de cordel, também conhecida como literatura popular em verso é um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois impressos em folhetos”.
A coordenadora explica que a "Festa do Cordel” tem o objetivo de elencar os conteúdos das áreas de História, Português, Artes Visuais e Artes Musicais. “A ideia foi trazer a tradição do cordel para fechar a temporada de ações juninas, e assim dar todas as oportunidade para os alunos desenvolverem a oralidade, a criação da estrutura do verso. Todos esses conhecimentos envolvidos na área são importantes para que eles também desenvolvam as habilidades da escrita e da leitua”.
Ponto alto da mostra foi a apresentação dos violeiros, compositores e poetas, Joaquim Rodrigues da Matta Filho e José Edimar, que fizeram repentes pelos corredores da Ala Pediátrica para as crianças e suas famílias, numa linguagem informal, com humor e sobre diversos temas.
“Este é um momento ímpar que mostra e prospecta a riqueza de nossa cultura junto à comunidade hospitalar”, disse o Dr. Edilson Carvalho, diretor do Centro de Ensino e Pesquisa do Hospital São Marcos.
O SEHDEPI é uma realização do Governo do Estado em parceria com a Associação Piauiense de Combate ao Câncer Alcenor Almeida, e acontece no Hospital São Marcos e no Hospital Infantil Lucídio Portella.
Mais informações
Assessoria de Comunicação e Marketing HSM