A Neurocirurgia representa uma das áreas essenciais em decorrência da alta incidência de enfermidades neurológicas e neurocirurgicas, como traumatismos, deformidades adquiridas e congênitas, que devem ser tratadas pela especialidade em consultório, ambulatório e/ou hospital. Além disso, a complexidade desses problemas exige que o diagnóstico, planejamento, tratamento e controle esteja sob os cuidados de profissionais capacitados.
Diante de tal complexidade, a Neurocirurgia é hoje, reconhecidamente, indispensável a sua prática nas organizações de saúde, em especial nos hospitais.
Deficiências de formação e capacitação profissional, ainda são identificadas em nosso meio. O Hospital São Marcos- localizado na região central da cidade de Teresina, representa importante Instituição de saúde, inclui atendimento eletivo, emergências e urgências da cidade e região. Conta também com outros Programas de Residência já reconhecidos pelo MEC - Ministério da Educação e Cultura em importantes especialidades médicas essenciais à prática assistencial exigida aos hospitais. Agora implementa mais um curso de aperfeiçoamento em Neurocirurgia, com apoio e reconhecimento do MEC e SBN - Sociedade Brasileira de Neuro cirurgia
Assim, nasce o programa de Pós-Graduação Lato Senso em Neurocirurgia (Residência médica) do HSM Teresina, com 05 anos de duração, com o propósito de uma opção diferenciada em meio às propostas, hoje, ofertadas. Profissionais em treinamento prestarão assistência sob a supervisão dos professores, participarão de aulas, seminários, estudo dirigido e discussão de casos clínicos, pesquisa, campanhas e intensa atividade prática. Além da necessidade de se ter professores capacitados para treinar outros profissionais, esse programa apresenta a peculiaridade de uma maturidade necessária para avaliar suas tendências.
É nosso objetivo principal a resolutividade com qualidade e, se possível, atender a todos que precisam. Ressaltamos que a melhoria dos nossos resultados não acontecerão isoladamente. Dever-se-a ao trabalho em equipe, com elevado grau de profissionalismo. Fundamental se mostra o trabalho conjunto com a Instituição, valorizando a multiprofissionalidade e interdisciplinaridade, senão também o intercâmbio com o serviço público de saúde, oferecendo aos nossos egressos, futuros neurocirurgiões, o espírito de estudo, discussão, pesquisa e atualização.
Outrossim, dentre os objetivos específicos para o cumpimento Programa de Qualificação em Neurocirurgia serão inpressindiveis fundamento a como:
A complementação de conhecimentos sobre o desenvolvimento, a morfologia e a função do Sistema Nervoso;
A aquisição de conhecimentos sobre as patologias próprias do Sistema Nervoso;
A habilidade de interrogar e examinar o doente neurológico, assim como realizar e/ou interpretar os exames complementares específicos da especialidade, desenvolvendo habilidades diagnósticas e de planejamento;
Demonstrar possibilidades e limitações na especialidade;
A capacidade de discernir, no doente neurológico, problemas relacionados com outros sistemas do organismo;
O treinamento neurocirúrgico e o envolvimento na atenção às urgências e
emergências traumáticas e não traumáticas;
O desenvolvimento de habilidades técnicas cirúrgicas relacionadas com a Abordagem do Sistema Nervoso Central e Periférico, visando resolutividade e aperfeiçoamento de manobras operatórias;
O reconhecimento da importância do trabalho em grupo e da necessidade de relacionamento com outras especialidades;
Desenvolver habilidades para leitura, interpretação e elaboração de textos, motivando para atividades de ensino e pesquisa;
A aquisição de conhecimentos de bioética e suas relações com o erro médico desenvolvendo o conceito de cidadania e mudança de atitudes, quando necessário, desenvolvendo análise crítica comportamental e dos métodos de avaliação e auto-avaliação.