A Osteoporose foi o tema da palestra de encerramento do Ciclo de Palestras do Ambulatório do Hospital São Marcos. O ciclo acontece mensalmente, e leva aos clientes e funcionários do hospital dicas para garantir a saúde e evitar doenças.
A palestra foi ministrada pela reumatologista Joelma Ramos, que integra a equipe do HSM, desde o ano de 2006. Em sua fala a médica explicou como prevenir a doença e quando o paciente deve procurar ajuda especializada.
Segundo a médica, a doença é mais comum em mulheres, brancas e de estatura baixa. A menopausa precose, o tabagismo, o alcoolismo e a presença de doenças reumáticas prévias também podem levar o paciente a apresentar um quadro de osteoporose. “A Osteoporose é uma doença silenciosa, não causa dor ou outro sintoma, em geral, o paciente descobre a doença durante a realização de exames de rotina ou quando é vítima de fraturas”, explicou a especialista.
A prevenção é o melhor aliado da população na luta contra a Osteoporose. “Todas as pessoas devem ingerir diariamente as doses recomendadas de cálcio, que variam de acordo com a idade, também devem praticar uma atividade física para o fortalecimento muscular e ósseo, diminuir a ingestão de gordura e sal, evitar o consumo de fumo, álcool, medicamentos que possam causar a perda óssea e café e, ainda, evitar quedas”, adiantou Joelma Ramos.
Durante a infância e a adolescência o ser humano experimenta o ganho de massa óssea, na vida adulta a ingestão de cálcio é necessária para que o organismo possa manter o nível conquistado. As crianças e os adultos precisam ingerir diariamente 1.000 mg de cálcio, para os adolescentes a ingestão diária deve ser de 1.200 mg, os idosos, as gestantes e as mulheres que entraram na menopausa devem aumentar a ingestão para 1.500 mg/dia. Durante a amamentação, a ingestão deve ser de 2.000 mg/dia. Além do leite outros alimentos também possuem o cálcio em sua composição, como por exemplo: os peixes, as folhas verdes, o leite de soja e o leite desnatado.