A Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) realizou diversas atividades durante a Campanha de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer do Hospital São Marcos. A ação foi para lembrar a população do Dia Nacional de Combate ao Câncer – 27 de novembro.
Tendo a informação como a melhor arma no combate ao câncer, a RFCC fez a distribuição de vários panfletos informativos sobre diversos tipos de cânceres. Com o tema “O câncer está onde você menos imagina. Nessa batalha, o diagnóstico precoce salva vidas”, a ação desenvolvida teve como objetivo usar a informação para mostrar a população a importância da prevenção e do diagnóstico precoce no combate ao câncer.
Segundo a voluntária Tânia Cardoso, a ação visa conscientizar a população da importância de se observar os principais sintomas relacionados ao câncer, pois o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. Além disso, a voluntária destaca que mudanças nos hábitos de vida são fundamentais na prevenção do câncer. “Mudanças no estilo de vida, como: evitar o consumo excessivo de álcool, o sedentarismo, o tabagismo e manter o peso corporal recomendado, contribuem para a redução do risco de certos tipos de câncer”, ressaltou.
A RFCC realizou também atividades com as crianças que passavam pelo ambulatório do hospital promovendo: pintura facial, brincadeiras, desenhos, trabalhos artesanais e orientação nutricional. A manhã de atividades contou com a participação do grupo BIA (Brigada de Incentivo e Alegria), que deixou o dia das crianças ainda mais divertido.
O grupo BIA nasceu a cinco meses em homenagem a jovem Beatriz, que faleceu em decorrência de um câncer no mês de julho. Desde então, o grupo vem realizando visitas e atividades com os pacientes oncológicos e seus familiares. Hoje, o grupo é formado por 103 membros e pretendem expandir o trabalho criando uma associação.
Fonte: RFCC