O Hospital São Marcos acaba de aderir ao mais novo projeto lançado pelo ministério da saúde. O programa peso saudável foi lançado no último dia do trabalhador, e visa estimular hábitos saudáveis nos locais de trabalho de instituições públicas e privadas. ?Nós, trabalhadores da saúde temos de ser protagonistas do que orientamos a sociedade a fazer em relação a hábitos saudáveis. Temos de dar o exemplo, começando em casa e no nosso trabalho. Embora todo mundo trabalhe muito, pequenas mudanças no dia-a-dia fazem com que a gente viva melhor?, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
A obesidade é um importante fator de risco para saúde e tem forte relação com altos níveis de gordura e açúcar no sangue, excesso de colesterol e casos de pré-diabetes. Pessoas obesas também tem maior chance de sofrer com doenças cardiovasculares, principalmente isquêmicas, tais como infarto, trombose, embolia e arteriosclerose, além de problemas ortopédicos, asma, apnéia do sono, alguns tipos de câncer, esteatose hepática e distúrbios psicológicos.
Locais de trabalho são apontados como estratégicos para ações de prevenção do ganho de peso. Para ter acesso a tecnologia, as empresas devem aderir ao programa. A partir daí, periodicamente será enviada mensagem ao email de cada trabalhador, com um link de acesso rápido para registo de peso no software, onde ele registrará seu peso e ganhará, de volta, avaliação em forma de evolução gráfica, acompanhado de dicas de alimentação saudável e atividade física.