O câncer do colo do útero, também chamado de cervical, demora muitos anos para se desenvolver. As alterações das células que podem desencadear o câncer são descobertas facilmente no exame preventivo conhecido como Papanicolau.
O cirurgião no Hospital São Marcos, Eid Gonçalves Coelho, nos falou um pouco a respeito do quadro da doença no estado do Piauí.
?O câncer de colo uterino é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, correspondendo a, aproximadamente, 9,3% de todos os cânceres. Segundo estimativas do INCA(Instituto Nacional do Câncer), há uma média de 17540 novos casos ao ano?, afirma o médico.
Existem centenas de tipos de HPV, dentre eles os responsáveis pelo câncer de colo de útero, que são o tipo 16 e o tipo 18, e os tipos 6 e 11 que são responsáveis pelo condiloma, também chamadas de verrugas genitais.
Estima-se que 50% das mulheres tem HPV. Porém, nem todas manifestam os sintomas. Vai depender do sistema imunológico da pessoa. São considerados fatores de risco:
1) início precoce da atividade sexual;
2) múltiplos parceiros sexuais ou parceiros com vida sexual promíscua;
3) baixa da imunidade;
4) cigarro;
5) más condições de higiene.