A Endometriose é um transtorno ginecológico que atinge cerca entre 10% a 15% das mulheres em idade reprodutiva. Cerca de 50% dos casos mundiais de infertilidade nas mulheres são causados pela doença.
A médica ginecologista no Hospital São Marcos Simone madeira, explica um pouco da doença:
?A endometriose ocorre quando o tecido (mucosa) que reveste a parede interna do útero (endométrio) cresce em outras regiões do corpo, causando dor, sangramento irregular e possível infertilidade.?explica ?Estes novos crescimentos teciduais normalmente ocorrem na região pélvica, fora do útero, nos ovários, no intestino, no reto, na bexiga e na delicada membrana que reveste a pélvis. Entretanto, os implantes também podem ocorrer em outras partes do corpo?.
A médica também relacionou a doença com o aspecto social da mulher na atualidade. "Antigamente as mulheres tinham o papel apenas de ter filhos e amamentar. Logo, a tendência era menstruar pouco. Hoje, com os diferentes papéis que ela exerce no mercado de trabalho, a quantidade de filhos é menor, ela acaba menstruando mais e aumentando os riscos de desenvolver a endometriose?, afirmou Dra. Simone.
A dor é o principal sintoma das mulheres com endometriose. Pode incluir:
* Menstruações dolorosas
* Dor no baixo abdome ou cólicas que podem ocorrer por uma semana ou duas antes da menstruação
*Dor no baixo abdome durante a menstruação (a dor e as cólicas podem ser incômodas e uniformes ou intensas)
* Dor durante ou após a relação sexual
* Dor ao evacuar
* Dor pélvica ou lombar que pode ocorrer a qualquer momento do ciclo menstrual