A prática do enfermeiro é uma relação de gestão e técnicas de trabalho, e engloba o treinamento de qualidade do profissional para atender aos pacientes da melhor forma possível. A enfermeira e coordenadora das Diretorias de Enfermagem do Hospital São Marcos, Andrea Lopes, fala um pouco do setor Gerência de Enfermagem do Hospital e o trabalho desenvolvido para atender cada vez melhor os pacientes. Ela garante que na instituição a meta permanente é “a humanização com resolutividade”. Confira a entrevista:
1) Desde o início da gestão do serviço de enfermagem do Hospital São Marcos, quais mudanças e rotinas foram implementadas?
O Hospital passou por uma espécie de repaginação com um novo pensar acerca da assistência prestada ao cliente São Marcos. Várias mudanças aconteceram na rotina do serviço da enfermagem que vão desde a padronização de uniformes para uma boa apresentação dos colaboradores, revisão e validação dos protocolos operacionais padrão de todos os procedimentos realizados no hospital. Além da implantação de uma assistência de enfermagem sistematizada pelo profissional enfermeiro, a criação de indicadores de qualidade da assistência de enfermagem, realização de consultas e triagens de enfermagem de forma sistematizadas na oncologia e radioterapia. Criamos grupos de estudos dos enfermeiros em oncologia, curativos, sistematização da assistência e pesquisa e ainda garantimos a efetivação de um serviço de educação permanente atuante responsável pela realização de aprimoramentos, capacitações e a inovação da ferramenta Universidade Corporativa que possibilita, através de treinamentos, a formação do Jeito São Marcos de atender.
2) O Hospital São Marcos apresenta Educação Permanente. O que é, quais os objetivos e de que forma são realizadas as atividades desse serviço?
A educação é um processo dinâmico e contínuo de construção do conhecimento, por intermédio do desenvolvimento do pensamento livre e da consciência crítico-reflexiva, e que, pelas relações humanas, leva à criação de compromisso pessoal e profissional, capacitando para a transformação da realidade. O objetivo é o aprimoramento constante de conhecimentos na busca do procedimento seguro e erro zero. As atividades são desenvolvidas a partir das problematizações que surgem dentro da rotina após avaliações de resultados e são direcionadas aos mais diversos setores dentro do hospital com a supervisão de uma enfermeira responsável pelo serviço de educação permanente.
3) O profissional da área de saúde além da teoria aplicada à prática, tem que ser eficiente. O que você, como gestora, determina como essencial para a qualificação dos profissionais no atendimento aos pacientes do Hospital São Marcos?
O conhecimento dá adquirido ao longo do estudo sobre a ciência do cuidar que é a enfermagem possibilita o profissional de enfermagem a identificação e realização dos cuidados necessários à prevenção e recuperação da saúde. Com o tempo a habilidade de fazer dá ao profissional segurança e aprimoramento. Mas o que determina a competência do profissional e o resultado que ele dará dentro do mercado é a atitude com a qual trata sua profissão.
4) Qual é o diferencial da assistência de enfermagem do Hospital São Marcos?
O que buscamos é a humanização com resolutividade.
5) Quantos profissionais de enfermagem o hospital possui e qual o perfil profissional buscado pela instituição?
A equipe de colaboradores de enfermagem é composta de 684 profissionais de enfermagem sendo 100 profissionais enfermeiros e 584 técnicos de enfermagem. O perfil que buscamos hoje no hospital é determinado pela competência científica necessária a cada setor, profissionais capacitados para o mercado com foco no cliente e que fidelizem essa clientela pela assistência prestada com excelência.
6) Em relação à campanha realizada no Hospital São Marcos nos dias 03, 04, 05 e 06 de julho, aborda o tema prevenção de úlcera por pressão. Em que consiste o tema e o que é esperado da campanha?
Ulcera por pressão é uma lesão de pele que surge geralmente nas proeminências ósseas como cotovelos, calcâneos, escápulas, orelhas e região lombo-sacra dos pacientes acamados e cadeirantes devido à diminuição da circulação sanguínea e consequentemente diminuição do suprimento de oxigênio nessas regiões por um período de tempo relativamente longo ocasionando o surgimento dessas lesões. O objetivo da campanha de prevenção de úlcera por pressão é sensibilizar a equipe de enfermagem quanto à importância da prevenção desse tipo de lesão através de uma assistência de enfermagem adequada ao cliente incluindo a mudança de decúbito efetiva com proteção segura dos clientes acamados internado no hospital.