Uma das fronteiras da medicina na atualidade são as chamadas cirurgias minimamente invasivas, conhecidas pelos leigos como cirurgia a laser. São grandes cirurgias que, através de modernos equipamentos, passaram a serem feitas por meio de pequenos orifícios, sendo menos agressivas ao paciente. Tais cirurgias permitem uma recuperação mais rápida e com menos dor, além de reduzir os riscos de infecção e permitir alta hospitalar mais precoce.
Outro ponto que merece destaque nesse tipo de cirurgia menos invasiva é o efeito estético. Assim, várias áreas são beneficiadas com esse tipo de intervenção cirúrgica, entre elas principalmente as cirurgias de tórax e cirurgias abdominais, que praticam essa técnica chamada de cirurgia laparoscópica ou videocirurgia.
Nesse tipo de procedimento um elemento importante é a qualidade da imagem. Por conta disso, o Hospital São Marcos adquiriu quatro novos equipamentos que geram imagens em alta definição e dão suporte a realização de videocirurgias, chamado High Definition – Full HD, o qual se assemelha aos aparelhos de TV com tecnologia digital e detalha muito bem a superfície dos órgãos a serem operados, colaborando para um diagnóstico mais apurado e uma técnica cirúrgica mais precisa.
Esta aquisição tecnológica é um grande avanço que torna mais confortável e mais segura a realização da cirurgia a laser. Além disso, na realização de procedimentos cirúrgicos utilizando esse novo equipamento pode-se observar o quanto os resultados são excelentes, graças a esta câmera que gera imagens em alta definição.
Poucos hospitais do Brasil dispõem desta nova ferramenta, que foi lançada recentemente no mercado mundial e possui um custo elevado. Esse é apenas um dos elementos que são importantes para a cirurgia, mas naturalmente o Hospital São Marcos se cerca de outros fatores tais como instrumentos, equipamentos e profissionais capacitados para tornar esse tipo de cirurgia o mais segura possível para o paciente.
Esse sistema garante muitos benefícios como a segurança e a prescisão nos procedimentos. Através dele, o Hospital São Marcos está realizando cinco cirurgias consideradas de alta complexidade como colectomias, gastrectomias, cirurgias de obesidade mórbida, toractomias e otoctomias. Todos esses procedimentos tiveram suas técnicas simplificadas graças à aquisição deste equipamento.