Na região Nordeste segundo pesquisas, este ano, a previsão é que 90 mil casos de câncer sejam diagnosticados. Prevenir a doença não só é possível, como necessário. Estudos apresentados pela enfermeira durante a palestra enfatizam que a qualidade de vida, aliada a hábitos saudáveis reduzem e muito, a possibilidade de desenvolver o câncer.
Dados do Instituto Nacional de Combate ao Câncer (INCA) demonstram que 85% dos casos de câncer são decorrentes de hábitos de vida irregulares e do uso de cigarro, álcool, exposição ao sol, entre outros fatores. Os 15% restante são fatores hereditários. No Brasil, os tipos de câncer mais freqüentes são: câncer de pulmão e câncer de mama.
A palestrante também mencionou verdades e mitos sobre o câncer. Levando os presentes a refletir a respeito da importância de se fazer visitas periódicas ao médico e apostar na qualidade de vida e em uma alimentação saudável.
Exemplos de estratégias de prevenção são:
Evitar contato com carcinógenos (substâncias que causam câncer), por exemplo, evitar o contato sem proteção com alguns solventes utilizados na indústria, para prevenir câncer de pulmão, orofaringe (boca e garganta) e bexiga.
Modificar hábitos da dieta ou da vida que alterem uma predisposição genética a um determinado tipo de câncer, por exemplo, evitar o fumo (uso de tabaco) em qualquer uma de suas formas ou a ingestão de grandes quantidades de bebida alcoólica, para prevenir câncer de pulmão, esôfago e orofaringe;
Evitar uma exposição ambiental relacionada a incidência de um tipo de câncer, por exemplo, evitar a exposição ao sol nos horários em que os raios ultravioleta estão mais fortes, como das 10 às 16 horas, para prevenir câncer de pele.
Alterar o efeito de uma substância sobre um determinado órgão que poderia estar relacionada a um tipo de câncer, por exemplo, o uso de antiestrogênios, para prevenir câncer de mama.
Tratar lesões pré-malignas, por exemplo, retirar lesões do colo uterino antes que se tornem malignas, para prevenir câncer de colo do útero.
As palestras do ambulatório seguem até amanhã (17) e o tema debatido será conjuntivite.