O Hospital São Marcos realizou mais um ciclo de palestras como parte da programação das atividades da Campanha de Combate ao Câncer - 2010 na manhã desta quinta-feira (25). As temáticas abordadas foram ?Aspectos preventivos contra câncer de próstata? e ?Aspectos preventivos contra câncer de pulmão?.
O urologista do hospital, Dr. Giuliano Aita, falou da importância do exame clínico (toque retal) e da dosagem do antígeno prostático específico (PSA) para todo homem com mais de 40 anos. ?A maioria dos homens não apresenta nenhum sintoma, então a única maneira de detectar é através dos exames. Os dois exames são mais seguros.?, afirmou.
Ainda segundo ele, o hábito de vida de cada país difere os índices de incidência do câncer, mas a comunidade científica tem se esforçado para melhorar a eficiência terapêutica. O câncer de próstata é a segunda causa de mortes nos homens, mas 90% dos casos podem ser curados através do diagnóstico precoce.
A segunda palestra do dia, ?Aspectos preventivos contra o câncer de pulmão?, foi ministrada pelo Dr. Júlio Benevides, que apresentou os principais sintomas da doença e os riscos que o tabagismo pode trazer. Segundo ele a incidência do câncer aumenta a partir dos 60 anos.
O Hospital São Marcos encerrou o ciclo de palestras da Campanha de Combate ao Câncer, mas nesta sexta-feira (26) e sábado (27) os profissionais estarão realizando atividades na Praça João Luiz Ferreira, centro de Teresina (PI), das 8h às 12h, de atendimento à população nas áreas de nutrição, enfermagem, odontologia, serviço social, além de outros atendimentos.
A Campanha é uma iniciativa desenvolvida anualmente pelo Hospital São Marcos como forma de conscientizar a comunidade sobre a importância da prevenção.