Ao longo de sua história, o Hospital São Marcos oferece ao mercado novos produtos e serviços, que surgem para consolidar ainda mais sua marca como referência na assistência à saúde da população piauiense. O Hospital Dia, inaugurado nesta sexta-feira, dia 23, faz parte deste projeto de expansão e modernização, pois atende a uma demanda crescente de mercado, ao tempo em que se mostra uma opção segura e eficaz para médicos e pacientes.
De acordo com a Irmã Davi, uma das idealizadoras do projeto, grande parte das cirurgias que requeriam internação do paciente por vários dias, são hoje realizadas com novas tecnologias que reduziram drasticamente o tempo de permanência do paciente, o risco de infecção e os custos hospitalares. O paciente permanece na unidade hospitalar no máximo até 12 horas. “Essa iniciativa é melhor para o paciente que volta rapidamente para o seio da família sem precisar dormir no hospital, além de receber um atendimento ágil e eficaz”, disse.
O diretor do Ambulatório do Hospital São Marcos, Pádua Filho, afirma que o custo social do Hospital Dia é muito menor e por isso a iniciativa possui como tripé o diagnóstico precoce, procedimentos cirúrgicos de menor complexidade e permanência hospitalar zero. “É uma experiência que tem dado certo no mundo todo. E o hospital mostra com isso sua preocupação com o bem estar do paciente”, pontuou.
Durante a inauguração do Hospital Dia, médicos já realizaram os procedimentos de acompanhamento dos pacientes. A médica oncologista, Iracema Nunes, realizou exames em pacientes nas instalações do Hospital Dia e ressaltou que a importância de uma unidade de recuperação com esta. “Os pacientes são recebidos em um ambiente confortável e diferenciado que favorece não apenas a integração com familiares e acompanhantes, mas também a sua rápida recuperação”, afirmou.
Já o urologista Helder Damásio encaminhou seu paciente, após procedimento cirúrgico para as instalações do Hospital Dia. No local, foram dadas todas as recomendações para que o paciente tenha uma boa recuperação. “Estudos mostram que o Hospital D diminui consideravelmente a taxa de infecção hospitalar, além de ter um menor abalo psicológico porque ele não entra mais em contato com pacientes em estado grave”, comentou.
No Hospital Dia do São Marcos, localizado no prédio do Ambulatório da instituição, são realizados os procedimentos médicos, a recuperação e o retorno para casa no mesmo dia, em uma estrutura moderna e confortável, dotada de diversos leitos e profissionais qualificados. O Hospital Dia funcionará de 07:00 às 19:00 horas.