No segundo dia do ciclo de palestras do Hospital São Marcos, coordenada pela ginecologista Sérgia Patrícia, foram apresentadas as causas, sintomas e prevenção do câncer de mama e do colo uterino, os dois tipos que mais atingem as mulheres. Para se precaver contra o segundo tipo de câncer, além de fazer o exame Papanicolau anualmente, é indispensável que a mulher se proteger nas relações sexuais
?O câncer de colo de útero é a segunda neoplasia em incidência atualmente. Expôem-se a fatores de risco mulheres que têm início precoce do ato sexual, as que têm múltiplos parceiros sexuais ou parceiros com vida sexual promiscua?.
Dra. Sérgia também mostrou dados que comprovam a importância da realização do exame de prevenção: ?Em países nórdicos, essa prevenção rígida chegou a diminuir 70% do número de casos de colo de útero, como ocorreu na Islandia.
Quanto ao câncer de mama, que atinge principalmente mulheres entre 50 e 64 anos, é necessário fazer o autoexame da mama para verificar a existência de nódulos; assim como submeter-se a mamografia A expositora discorreu sobre as causas, sintomas e prevenção do câncer de mama, que atinge principalmente mulheres entre 50 e 64 anos.
Conclui a palestrante que, os fatores de risco: nesse tipo de tumor maligno aumentam nas mulheres que tiveram menarca precoce, menopausa tardia, na obesidade, entre fumantes, nuliparidade( mulheres que nunca tiveram filhos ), mulheres que realizaram terapia hormonal prolongada, com histórico familiar, ou que ingerem quantidade exagerada de álcool.