O produtor rural de 78 anos, Benedito Alves, é o primeiro piauiense a realizar o procedimento de Implante de Válvula Aórtica Via Transcateter (TAVI) no Hospital São Marcoscom o Heart Team, após o treinamento feito pela equipe de cardiologia do Hospital na Suiça.
Benedito Alves realizou o procedimento na ultima quarta-feira(20), recebeu alta, e dois dias após, já apresentou quadro de melhora avançado.
O paciente nos concedeu uma entrevista a respeito de sua experiência com o procedimento:
Como era a sua vida antes do procedimento?
Antes do procedimento eu já havia feito uma cirurgia de ponte de safena, que até então resolveu todos os meus problemas cardíacos durante 12 anos. Porém, recentemente, eu tinha dificuldades para respirar, não conseguia caminhar 20 passos, sem que minha respiração ficasse ofegante. E isso era bastante incomodo para mim, pois além de uma respiração difícil, sou uma pessoa ativa e não conseguia realizar minhas atividades diárias.
Como você soube da existência do procedimento TAVI?
Ao consultar o meu cardiologista, e ele detectar o estreitamento da valva, e ver que eu não tinha condições de ser submetido a outra operação convendional (peito aberto), ele recomendou o TAVI.
Após a realização do procedimento, como o senhor se sente? Você vê melhora?
Estou ótimo. Melhorei muito, hoje consigo falar bastante sem sentir falta de ar, consigo caminhar sem ficar com a respiração ofegante. Até levar a louça da mesa para a pia que eu não conseguia, hoje eu consigo fazer sem sentir nada.
O senhor recomenda o procedimento para idosos que sofrem de estenose aórtica?
Recomendo. Se eu não tivesse realizado eu com certeza teria morrido. O implante de valva via transcateter é uma forma de prolongar a vida de pessoas que sofrem do coração igual a mim.
Que recado o senhor daria para as pessoas que sofrem com esse problema?
Eu diria a todas as pessoas que procurassem a Irmã Davi, pois ela é a responsável na luta para que todos os pacientes que sofrem de estenose aórtica grave realizem o procedimento.