O último dia da Semana de Enfermagem do Hospital São Marcos, abordou o processo de criação e implemntação dos Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) e sua relação com a qualidade no serviço de enfermagem. O POP é utilizado para estruturar e organizar rotinas de trabalho onde são documentados detalhadamente os principais procedimentos realizados dentro da Unidade de Saúde.
"O estabelecimento de padrões e normas é um primeiro passo para a gestão da qualidade", pontuou a palestrante, a enfermeira Fernanda. Para a enfermeira, a implantação do POP no Hospital São Marcos, em 2012, representou um marco para o serviço de enfermagem.
O POP, além de uma forma de organização do trabalho, também é uma ferramenta para avaliar os resultados da unidade, reduz as chances de erros e permite uma atualização frequente das normas e rotinas. "Nós precisamos documentar, não podemos simplesmente nos guiar pelo senso comum, devemos buscar referências científicas como uma forma de sistematização da assistência em enfermagem", concluiu Fernanda.
Em seguida, enfermeira e doutora em enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Dra. Maria de Jesus Harada, traz a discussão acerca da atuação do enfermeiro no século XXI. Ao trazer uma abordagem histórica desse enfermeiro instigou a necessidade de uma atuação permeada por tecnologias leves e inovadoras.
Para finalizar o evento contou-se com a participação das enfermeiras Isadora e Élida Holanda que descreveram a atuação do enfermeiro do Hospital São Marcos no contexto oncológico. ?É preciso que tenhamos nossas práticas bem fundamentadas. É preciso sair do tradicionalismo. Precisamos fazer uma prática de enfermagem, cada vez mais, baseada em evidência?, concluiu Isadora.