Em alusão ao Dia do Enfermeiro, celebrado nesta sexta-feira, dia 11, o Hospital São Marcos realiza desde ontem (10) a Semana de Enfermagem. Na programação constam palestras e debates sobre as mais diversas áreas de atuação destes profissionais da saúde. O evento que tem como tema “Cuidar da Segurança do Paciente e sistematização” acontece no auditório do Centro de Ensino e Pesquisa da instituição.
Durante a abertura do evento, o diretor geral do Hospital São Marcos, Alcenor de Almeida, ressaltou a importância dos enfermeiros no processo de preservação da saúde do paciente. Segundo ele, é com a ajuda de médicos e enfermeiros que a instituição é hoje uma das mais respeitadas do Estado.
“Não é construindo prédios e salas que se chega a serviços de excelências. É construindo gente. É olhando para a equipe que trabalha no hospital que se dedica a profissão que podemos oferecer serviços de qualidade. Os enfermeiros são exemplo disso: trabalham com amor ao paciente que dependem de cada profissional. Os enfermeiros são os responsáveis pelo bom trato dos doentes e são peças fundamentais do São Marcos”, declarou Alcenor de Almeida.
A primeira palestra do evento foi conduzida por Tomé Castro. Executivo com formação em marketing e treinamento de grandes empresas nacionais e multinacionais, ele participou da Semana de Enfermagem por meio da União Química Farmacêutica, parceira do Hospital São Marcos.
Tomé Castro destacou que durante suas palestras, voltadas para gestão de pessoas, não busca trabalhar conceitos rebuscados ou acadêmicos. Mas, levar a compreensão dos colaboradores do Hospital que “trabalhar com ternura ao semelhante enriquece a condução do trabalho que deve ser feito com responsabilidade, dignidade e comprometimento”.