Com ações que buscam levar a todas as camadas da população de Teresina a ideia da prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), o Projeto Pense Bem AVC realizou mais uma palestra para alunos do ensino médio da escola CEPTI (Centro de Educação Profissional de Tempo Integral), no bairro Morada do Sol. A atividade faz parte da Semana Nacional de Combate ao AVC que acontece de 22 à 29 de outubro.
A data 29 de outubro é estabelecida como o Dia Mundial de Combate ao AVC. Filipe Martins, 17 anos, resumiu tudo que absorveu durante a palestra dizendo que ‘a palestra além de conscientizar nós estudantes, ajuda a facilitar que nós possamos chegar em casa e falar: Pai, aprendi hoje sobre AVC, sobre riscos e forma de prevenção’, disse.
A enfermeira e colaboradora do projeto, Mary Canuto, explica que apesar do AVC, que é popularmente conhecido como derrame cerebral, ser responsável pela segunda maior causa de morte entre pessoas acima de 60 anos, essa doença também atinge o público mais jovem. “O estilo de vida que levamos influencia muito na possibilidade da pessoa ter ou não um AVC. Por isso é importante que todos se atentem a prevenção e cuidado com a saúde, controlando os fatores de risco modificáveis que podem levar a um AVC”, alertou a enfermeira, Mary Canuto.
Os fatores de risco modificáveis são aqueles que podem ser controlados, como a hipertensão arterial, diabetes, colesterol alto, sedentarismo, tabagismo e ingestão de álcool exagerada. Durante a palestra, folders e materiais visuais são dispostos para os estudantes com a finalidade de criar um grau de consciência que faça com que cada um busque hábitos de vida mais saudáveis e preventivos.
Prevenção é a melhor opção
O AVC é a doença que mais mata no Brasil segundo a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBC), mas com os devidos cuidados com a saúde, pode ser prevenido. Essa é a principal mensagem que o Projeto Pense Bem visa transmitir: a idéia da prevenção antes do tratamento.
A semana nacional de combate ao AVC em todo o Brasil é coordenada pela Academia Brasileira de Neurologia, Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares e Rede Brasil AVC e a Associação Brasil AVC. No Piauí o evento é coordenado pelo projeto Pense Bem AVC, desenvolvido pela da Associação Reabilitar (Associação Piauiense de Habilitação, Reabilitação e Readaptação), uma entidade sem fins lucrativos que administra o Ceir.
O tema da semana é “Um em cada seis”, frase em alusão aos dados de que uma em cada seis pessoas no mundo sofrerá um AVC ao longo da vida. Os principais objetivos da campanha são: colocar a luta contra o AVC no centro da agenda de saúde global, conscientizar a população sobre a gravidade da doença, divulgar orientações para facilitar o reconhecimento dos fatores de risco e dos sinais de alerta de uma AVC, estimular uma vida saudável e ressaltar a importância do tratamento de reabilitação para as pessoas acometidas por AVC.
Confira o restante da programação:
PROGRAMAÇÃO
DATA: 26/10/2011
PALESTRA NAS FACULDADES – Gerenciando sua saúde para a próxima vítima de AVC não ser você
Público-alvo: Estudantes de ensino superior
FACID – 09:30 horas
UFPI – 10:30 horas
NOVAFAPI – 15:00 horas
Data: 27/10/2011 (quinta-feira)
MINI-CURSO: Acidente Vascular Cerebral: onde estamos e para onde vamos?
Data: 27/10/2011 (quinta-feira)
Público-alvo: Enfermeiras da Estratégia Saúde da Família de Teresina (Fundação Municipal de Saúde)
Quantidade estimada de pessoas: 200 pessoas
Local: Auditório do Centro Integrado de Reabilitação - CEIR (Avenida Higino Cunha, 1515 Ilhotas, em frente à Maternidade Evangelina Rosa)
Programação:
08:00 às 08:20 – Abertura
08:20 às 09:00 – Reconhecimento e atendimento pré-hospitalar do AVC
Drª. Patrícia Mello - Professora de Emergências Médicas (FACIME-UESPI) e coordenadora da UTI do Hospital Terapia Intensiva (HTI)
09:00 às 09:40 – Atenção primária, fatores de risco e prevenção do AVC
Nancy Nay Loiola Batista – Mestre em Enfermagem, enfermeira da Estratégia Saúde da Família Teresina-PI
09:40 às 10:00 – Coffee-break
10:00 às 10:40 – Projeto Pense Bem AVC – Uma missão de todos nós!
Dr. Benjamim Pessoa Vale – Neurocirugião/neurocirurgião endovascular, Presidente Voluntário da Associação Reabilitar
10:40 às 11:20 – Acompanhamento neuropsicológico após o AVC
Maria Andréa Marques – Psicóloga do Centro Integrado de Reabilitação - CEIR
11:20 às 12:00 – A vida após o AVC: como reduzir a dependência, entendendo o papel da família
Érica Vital – Terapeuta Ocupacional do Centro Integrado de Reabilitação - CEIR
DATA: 29/10/2011 – DIA MUNDIAL DE COMBATE AO AVC
AÇÃO NOS TRANSPORTES PÚBLICOS DA CIDADE – Distribuição de folders em diferentes linhas de ônibus da cidade, fornecimento de explicações sobre o AVC e aferição da pressão arterial dos motoristas e cobradores nos terminais de ônibus
Público-alvo: Público leigo
Fonte: CEir