“Hoje nós temos três salas de procedimentos endoscópicos, sendo uma no pronto-socorro, onde são realizados os atendimentos de urgência e emergência e duas no ambulatório do hospital. O serviço é completo por prestar total assistência tanto aos pacientes internados quanto aos pacientes ambulatoriais”, o depoimento é do Dr. Edílson Carvalho, coordenador do serviço de endoscopia do Hospital São Marcos e demonstra os avanços alcançados no setor, nos últimos anos. O setor de endoscopia teve início em 2003 e em 2005 o serviço foi ampliado, em virtude do aumento da demanda. Atualmente, o Hospital São Marcos conta com 4 colonoscopistas e 4 endoscopistas, um número considerado satisfatório.
Os aparelhos usados nos procedimentos são de alta tecnologia. Para o coordenador do setor, Edílson Carvalho, o maior diferencial dos trabalhos é que o serviço é realizado dentro do hospital, com procedimentos que garantem total segurança. “O serviço de endoscopia do Hospital São Marcos, dá tranquilidade aos pacientes e aos profissionais. Atendemos desde recém-nascidos a idosos, afirma o coordenador.
Um outro diferencial do setor de endoscopia do hospital é o processo de higienização dos equipamentos. O serviço é um dos poucos da cidade que tem a aprovação da ANVISA, um certificado de qualidade e segurança. A esterilização do material é feita pelos padrões da Europa e o Hospital São Marcos conta com uma sala exclusiva para este trabalho.
O próximo passo do setor já está em fase de negociação. Os investimentos giram em torno de um equipamento que permite a magnificação de imagens. Um diferencial que vai facilitar o diagnóstico precoce de doenças e proporcionar ainda mais segurança aos pacientes e a equipe médica.