Orientar, informar e acolher. Essas três palavras definem o trabalho do serviço de Psicologia do Hospital São Marcos. O início dos trabalhos deste setor foi nos anos 2000. A partir de então, o serviço vem crescendo constantemente. Para a coordenadora Marcelle Formiga, o trabalho desenvolvido no setor é pioneiro. Segundo ela, a equipe é composta por oito profissionais que atuam em todos os setores do hospital.
O objetivo do grupo é dar suporte aos pacientes e conforto as famílias. Para isso, os profissionais atuam mediando conflitos e fazendo o acompanhamento integral dos pacientes desde a preparação para a cirurgia, até a aceitação e adesão ao tratamento. “A Psicologia está presente no hospital 365 dias no ano. Nós dispomos de profissionais de domingo a domingo e nos feriados. Nós temos um tripé que sustenta nosso trabalho. Trabalhamos em equipe e procuramos instrumentalizar os profissionais para tratar melhor o paciente e os familiares”, declara a coordenadora do setor Marcelle Formiga.
O serviço de Psicologia atua também através de grupos. Entre eles pode-se destacar as Amigas do Peito, composto por mulheres que tratam de câncer de mama. O GRAP – Grupo Informativo na Radioterapia, um grupo multiprofissional que trabalha “in-loco” no atendimento aos pacientes e aos familiares e o EI – Encontro Informativo, destinado a pacientes que fazem quimioterapia.
O setor de Psicologia do Hospital São Marcos se reúne mensalmente, através de uma reunião clínica. Na oportunidade ideias sobre procedimentos são trocadas. O grupo também aproveita as reuniões para estudar, supervisionar e pesquisar procedimentos. Para Marcelle Formiga, os trabalhos desenvolvidos pelo setor, são referência no Estado e transparecem o esforço da equipe e o cuidado incansável dedicado aos pacientes.