O serviço de Quimioterapia é mais um diferencial que faz do Hospital São Marcos um centro de referência em oncologia, reunindo profissionais e equipamentos que consolidam sua condição de liderança regional no diagnóstico e tratamento de todos os tipos de câncer, um dos desafios da medicina atual.
No Ambulatório de Quimioterapia, os pacientes são previamente agendados com data e horário, onde é possível eliminar o tempo de espera. O serviço funciona todos os dias, evitando o atraso dos ciclos de quimioterapia. São disponibilizados 31 boxes, individualizados, divididos entre leitos e poltronas.
Além disso, é disponibilizada uma equipe de enfermagem, com 02 enfermeiras e 16 técnicas de enfermagem, qualificadas e prontas para atender os pacientes submetidos ao tratamento quimioterápico com eficiência, qualidade e humanização, minimizando, sempre que possível, os efeitos colaterais pertinentes ao tratamento e/ou doença, seguindo os princípios éticos e morais.
Outro diferencial do ambulatório é a CMIV - Central de Misturas Intra Venosas, que significa um avanço no serviço, permitindo o preparo de quimioterápicos centralizado, coordenada pela equipe de farmacêuticos, que contribui para uma melhor assistência aos pacientes do hospital.
Foi implantado um projeto de triagem de enfermagem, onde a enfermeira do setor atende todos os pacientes que serão submetidos à terapia anti-neoplásica, tendo por objetivo, avaliar os problemas colaborativos, medicações em uso domiciliar, queixas atuais, protocolo quimioterápico a ser infundido, o ciclo que o paciente se encontra, o acesso venoso a ser utilizado, controle de sinais vitais (PA, FC, FR, T) e avaliação da dor de acordo com a escala numérica. Desta forma, o paciente é acompanhado em todos os aspectos.
A realização de triagem dos pacientes, antes de iniciar a quimioterapia, é imprescindível para captar os pacientes com alterações que contra indicam a infusão da quimioterapia, sinalizando rapidamente para CMIV não manipular os quimioterápicos, evitando a perca do quimioterápico, que são drogas de alto custo.
As instalações do ambulatório caracterizam-se pelos espaços claros, arejados, com muita luz natural e harmonia nas cores, proporcionando ambiente agradável para os pacientes em tratamento. O conforto das instalações, iniciando pela sala de espera até as salas para quimioterapia de adulto e infantil, que tem como objetivo de tornar o ambiente mais humanizado e amenizar os momentos de ansiedade durante o atendimento.