A história do Serviço de Radioterapia do Hospital São Marcos se confunde com a própria historia da instituição por ter sido um dos primeiros setores criados com a aquisição de um equipamento para tratamento de pacientes com câncer. Desde então esforços e investimentos constantes foram feitos para proporcionar aos pacientes o que há de melhor em qualidade e precisão no tratamento radioterápico.
A equipe multidisciplinar alocada no setor de radioterapia é composta por médicos, físicos, enfermeiras, psicóloga, técnicas em enfermagem e técnicos em radioterapia, todos profissionais qualificados e em constante atualização. Tudo isso para trazer mais segurança para o paciente e otimização do seu tratamento.
Atualmente o Serviço de Radioterapia dispõe de um sistema de braquiterapia de alta taxa de dose (HDR), dedicado a tratamentos de tumores ginecológicos, e dois aceleradores lineares, especializados em tratamentos de tumores profundos e de pele. Em consequência dos recentes investimentos do Hospital São Marcos na radioterapia, o setor atualmente conta com o sistema ECLIPSE Varian, que proporciona novas ferramentas para o planejamento dos tratamentos realizados. Segundo o supervisor de radioproteção, fisico Glauber Tebaldi, este sistema proporcionará também a implantação da Radioterapia de Intensidade Modulada (IMRT), técnica de tratamento que aprimora a distribuição da radiação, o que minimiza seus efeitos nos órgãos sadios vizinhos. O hospital tem ainda a intenção de adquirir em breve mais um acelerador linear, o que tornará o atendimento dos pacientes ainda mais ágil e diferenciado.
Como mais recente aquisição, o setor já conta com um moderno sistema de Radiocirurgia com microMLC da BrainLaB, especializado em tratamentos de tumores cerebrais de difícil acesso. “O tratamento é ambulatorial, onde o paciente chega ao serviço, realiza o tratamento e retorna a sua residência”, completou a supervisora técnica, enfermeira Ana Carolina Floriano. Este sistema é o mais moderno do Nordeste e permitirá uma maior comodidade para pacientes que antes tinham que se deslocar para grandes centros nacionais para realizar o mesmo tratamento que agora já é oferecido pelo Hospital São Marcos em Teresina-Piaui.
O setor atende de segunda a sexta de 07 ás 22 horas, cerca de 200 pacientes com sítios de tratamento bastante variados, sendo os mais freqüentes o câncer de mama e colo de útero, para mulheres, e próstata para homens. São tratados também pacientes com lesões benignas e até mesmo feridas operatórias visando profilaxia de quelóides após cirurgias estéticas.
Outro diferencial do Serviço de Radioterapia é a Consulta de Enfermagem em Radioterapia que tem como objetivo prestar orientações sobre todos os passos do processo de tratamento ao qual o paciente será submetido, contribuindo para a promoção, prevenção, proteção à saúde, além da recuperação e reabilitação do paciente, demonstrando a capacitação da equipe no cuidado ao paciente em tratamento, conforme relata a supervisora técnica enfermeira Ana Carolina Floriano.
O Serviço de Radioterapia do Hospital São Marcos tem investido cada vez mais em equipamentos de alta tecnologia proporcionando segurança e qualidade no atendimento. Os avanços tecnológicos aliado à saúde têm permitido a implantação de novas modalidades de tratamento, aumentando as possibilidades de cura.