O Serviço de Psicologia Hospitalar, em parceria com as equipes de Recursos Humanos e do Núcleo de Educação Permanentes, do Hospital São Marcos realizaram durante o mês de setembro, ações educativas sobre o Setembro Amarelo para despertar a conscientização de prevenção ao suicídio.
Nesta última semana, as equipes percorreram os setores realizando ações direcionadas para os colaboradores dos três turnos. “Durante as visitas nas alas administrativas, abordamos a importância da discussão sobre o tema, com o objetivo de favorecer a saúde mental dos colaboradores, através de roda de conversa e reflexão de mitos e verdades. Visamos ainda promover espaços de acolhimento, diálogo e orientações”, informa a coordenadora da Psicóloga Hospitalar HSM, Márcia Bartz.
Além de distribuição de folders, flores e sementes de girassóis, a psicóloga Juliana Martins - Especialista em Suicidologia, abordou o tema com os profissionais, durante palestra na sexta-feira, 24. Foi um dia bastante produtivo porque além de envolver todos os funcionários, s pacientes e seus familiares puderam acompanhar pelas redes sociais.
Juliana explica que “o suicídio é um comportamento multifatorial, visto que os fatores de risco podem acontecer com qualquer pessoa, independentemente da idade, gênero ou classe social. Dados que não devem ser analisados isoladamente, mas sim no contexto de vida da pessoa”.
No Brasil, a campanha Setembro Amarelo é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
Mais informações
Comunicação e Marketing HSM 86 9 94373913