Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer na infância representa a primeira causa de morte por doença entre crianças e jovens de 1 a 19 anos, atingindo uma média de 9000 novas vítimas por ano no Brasil. No Brasil, o Setembro Dourado é uma campanha criada para ampliar o conhecimento sobre a doença, para que pais, responsáveis e profissionais de saúde consigam detectar mais facilmente os sintomas, podendo, assim, agir a tempo
No Piauí, o Hospital São Marcos criou uma série de vídeos com a Drª. Gildene Alves, oncologista pediátrica, para ajudar a esclarecer os principais sintomas, a fim de que pais e responsáveis possam deixar de confundir com outras enfermidades menores comuns na infância. “O diagnóstico precoce ainda é a melhor chance de cura desses pacientes, com taxa de sucesso em torno de 80%”, alerta.
Na série, a médica explica que é preciso ficar atento à frequência e intensidade dos sinais e sintomas: como febre, vômitos, dor de cabeça, ínguas, palidez, hematomas, mancha nos olhos e perda de peso. “Aumento de volume em qualquer parte do corpo e anemia também são sinais de alerta, mas o quadro pode variar de acordo com o tipo de tumor”, informa.
“Para determinar esse tipo de doença, exames de sangue, de imagem e biópsias do local envolvido costumam ser utilizados. Já o tratamento pode envolver quimioterapia, radioterapia, cirurgia e, em alguns casos, imunoterapia e transplante de medula óssea”, explica a médica Gildene Alves.
Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias, os tumores no sistema nervoso central e os linfomas. Em crianças pequenas o neuroblastoma (tumor no sistema nervoso periférico) e os tumores nos rins são mais prevalentes, enquanto em crianças maiores os cânceres nos ossos são mais comuns.
Os vídeos podem ser acessasos nas redes sociais:
instagem https://www.instagram.com/hospitalsaomarcos
https://www.facebook.com/saomarcospi/videos
Mais informações
Assessoria de Comunicação do HSM (86) 99437 3913