Os medicamentos são de suma importância para o tratamento de grande parte das patologias. A administração desses produtos deve ter um rigoroso controle, pois, caso contrário, pode prejudicar o tratamento.
O Hospital São Marcos vem desenvolvendo, há sete anos, o Sistema de Distribuição de Medicamentos por Dose Unitária (SDMDU), que se caracteriza pela distribuição ordenada dos medicamentos com formas e dosagens prontas para serem administradas a um determinado paciente, de acordo com a prescrição médica, num certo período de tempo.
A distribuição é feita em carros de medicamentos (específicos para cada unidade assistencial), onde cada gaveta é organizada para um determinado paciente (sendo devidamente identificada com nome do paciente e n° do leito). Internamente, cada gaveta é subdividida em vários compartimentos isolados. Cada compartimento corresponde a um horário de administração de doses. Tudo é sistematicamente controlado de forma a garantir total segurança ao paciente.
O SDMDU traz inúmeras vantagens, dentre elas a redução da incidência de erros de administração de medicamentos e a identificação dos mesmos até o momento de sua administração, sem necessidade de transferências e cálculos. Além disso, o sistema proporciona uma maior segurança para o médico em relação ao cumprimento de suas prescrições e um auxílio no controle da infecção hospitalar, devido à higiene e à organização no preparo das doses.
O Hospital São Marcos mostra seu compromisso com a sociedade, uma vez que vem implantando medidas que asseguram o uso racional de medicamentos proporcionando uma maior segurança para o paciente.