A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) divulgou neste mês de agosto, a classificação nas Avaliação Escrita das Residências Médicas em Neurocirurgia do Brasil. O Programa de Residência Médica em Neurocirurgia do Hospital São Marcos conquistou o 7º lugar na média nacional e o 1ª lugar entre as regiões Sul, Centro-Oeste, Norte e Nordeste com a maior nota, de acordo com o ranking da média global referente às avaliações de 2018.
Participaram do exame 103 hospitais das cinco regiões brasileiras. “A Residência Médica em Neurocirurgia do São Marcos mantem assim, frente na avaliação entre outras Residências de renomados hospitais brasileiro das citadas regiões e mesmo de alguns do Sudeste brasileiro”, informa o Prof. Dr. em neurocirurgia, Nazareno Pearce Brito, chefe do Serviço de Residência Médica em Neurocirurgia do Hospital São Marcos.
A média obtida pelos residentes do São Marcos foi de 86 pontos. O Hospital Felício Rocho, de Belo Horizonte, ocupou o primeiro lugar, com 90,2. A segunda colocação ficou com Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, com 88,3 e em terceiro, com 88,3 pontos, o Hospital São José do Avaí, do Rio de Janeiro.
O neurocirurgião, Prof. Dr. Nazareno Pearce Brito fala das metas alcançadas pelos residentes do São Marcos. “Este ano completamos cinco anos de Residência, o ano passado ficamos em 3º lugar no Nordeste e 38º no Brasil e esse ano conquistamos o 1º lugar na região. A nossa meta é subir”, informa.
O desempenho é resultado da preocupação com as atividades cirúrgicas, aulas, seminários, clubes de revista e discussões de casos clínicos. Os dados confirmam que é crescente o número de neurocirurgias realizadas no São Marcos. No ano de 2014 foram feitas 477 cirurgias. Em 2015, 581 cirurgias. Em 2016, 835 cirurgias. Em 2017, um total de 739 e em 2018 716 cirurgias.
O Prof. Dr. Nazareno Brito atribui o resultado do desempenho “a qualidade da formação neurocirúrgica completa e sólida. É um momento de muita satisfação entre todos aqueles que contribuem na formação desses profissionais. Torno mister a colaboração de todos preceptores que contribuem diariamente para esse trabalho e veem a realização dos nossos sonhos se concretizando. Temos o desejo no nosso cérebro de mostrar o que sabemos e ensinar”, declara.
A Residência Médica da Associação Piauiense de Combate ao Câncer, mantenedora do Hospital São Marcos tem como objetivo promover a formação do especialista, capaz de desenvolver e executar programas de assistência, ensino e pesquisa nas áreas de abrangência da Neurocirurgia.
Confira a Classificação Final das Residências em Neurocirurgia por região dos hospitais brasileiros acessando o link https://portalsbn.org/portal/wp-content/uploads/2019/08/RESUMO-NOTA-POR-REGIÃO-2018_SITE_corrigido_Final.pdf
Mais informações
Assessoria de Imprensa - 86 99930 5336