Durante essa semana, o TAVI (Implante de Válvula Aórtica Via Transcateter), melhorou a qualidade de vida de dois pacientes. O implante transcateter consiste em substituir a valva defeituosa pela inserção de uma substituta colocada através de um cateter ? um tubo de plástico flexível colocado através de um vaso sanguíneo calibroso. Este procedimento é muito menos invasivo do que a cirurgia de troca valvar convencional.
O procedimento é realizado percutâneamente pela artéria femoral direita, sob anestesia geral e é indicado para pacientes que sofrem de estenose aórtica grave e não podem ser operados pela cirurgia tradicional, também chamada de ?peito aberto?.
Seu Estevão, um dos pacientes operados, tem 78 anos e relata um pouco do seu histórico: ?Minha situação era complicada. Sofro do coração há 10 anos. Já fiz diversos exames, e a algum tempo atrás meu cardiologista me indicou um procedimento que segundo uma segunda opinião seria arriscada devido ao meu quadro clínico. Então, passei a utilizar apenas medicação para controlar a pressão e, amenizar alguns dos problemas.?
O paciente ainda conta: ?há 6 meses atrás, mal conseguia caminhar, pois o coração dilatava e eu tinha a sensação que estava enchendo de sangue?.
Após o procedimento, seu Estevão apresenta o quadro clínico estável e uma grande melhora. ?Desde o dia da alta, me sinto mais leve, com o coração mais leve. É diferente, estou bem. O procedimento é tão simples, os riscos são tão baixos e a melhora é visível e rápida. Foi Deus quem enviou esta equipe médica para salvar a minha vida?, pontua.