Terceiro Dia da Campanha Diagnóstico Precoce aborda Câncer de Mama, Colo de útero, pulmão e dá dicas de cuidados aos pacientes
Publicada em:
Para quem não participou do ciclo de palestras da Campanha de Combate ao Câncer Diagnóstico Precoce: Sua Chance de Cura, hoje, o Hospital São Marcos faz um panorama do que foi discutido. O terceiro dia do ciclo de palestras foi aberto pelo ginecologista, mastologista e diretor médico do Hospital São Marcos, Antonio de Pádua Filho, que prestou esclarecimentos a população a respeito de comportamentos que trazem bem estar e que podem evitar o câncer. O médico deu várias dicas de atitudes que devem ser tomadas e que contribuem significadamente para a prevenção não só do câncer, mas doenças variadas. Uma delas é o controle do peso e a prática de atividades físicas. ?A prática de exercícios físicos deve ser adotada para a vida toda. Ela diminui o estresse e ajuda no controle do peso, fatores que também influenciam no desenvolvimento de câncer de mama", afirmou Pádua Filho?. ?Ao atingir a menopausa, mulheres com sobrepeso ou obesidade correm mais risco de desenvolver câncer de mama?, ressalta. Segundo o mastologista, um dos principais hormônios produzidos pelo tecido adiposo (formado por gorduras) é o estrógeno. Esse hormônio provoca a reprodução celular que, se for descontrolada, pode causar câncer de mama. Outro hábito dentre os vários citados que deve ser evitado, é o cigarro. O fumo é extremamente nocivo para o organismo e está dentre um dos principais vilões do câncer de mama. Segundo o diretor médico do Hospital, mais do que fumar, deve-se evitar ser fumate passivo, isto é, conviver em locais fechados com pessoas fumantes. Em seguida, o cirurgião torácico do Hospital Julio Neves, iniciou sua palestra apresentando estatísticas mundiais a respeito do câncer de pulmão. ?O Brasil está cada vez mais aumentando seus números estatísticos de câncer de pulmão e não queremos isso para nosso pais. Há certos tipos de câncer que se desenvolvem desde a infância, mas o câncer de pulmão costuma aparecer em média, por volta dos 70 anos.? Afirmou Julio Neves O especialista ainda afirma: ?O exame para se diagnosticar câncer é exame do escarro, que serve tanto para infecções quanto para detectar sintomas de câncer. O câncer pode nascer do pulmão mas pode se enraizar em outros locares. Aparecem como simples nódulos e podem depois causar tosse, sangramento, deformar costela e apresentar a chamada ?água na pleura. Em seguida, a dermatologista Sheila Castelo Branco, falou de cuidados que devem ser tidos para evitar o câncer de pele, como o uso de roupas claras que não absorvem a luz solar, uso de protetor solar de 4 em 4 horas com filtro 30, e chapéus. Evitar o sol nos horários das 10 as 16 horas, e em caso de dúvidas procurar o médico. Para fechar o ciclo de palestras do dia, a enfermeira Fernanda, falou a respeito de cuidados aos pacientes, e falou da vericidade de vários mitos existentes em pacientes e familiares, e de constantes sintomas provocados pela medicação. Hoje a tarde, o evento segue com os cursos para acadêmicos inscritos.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para saber mais acesse nossa
Política de Privacidade e Uso de Cookies