A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do Hospital São Marcos foi empossada para o biênio 2012/2013. Sua principal atribuição será dar continuidade às ações efetivas, que proporcionem melhor ambiente de trabalho aos servidores e pacientes, disseminando a cultura prevencionista de saúde e segurança dentro do hospital. Há 25 anos, a instituição conta com a Cipa.
Ao todo a Cipa possui 30 membros, sendo 15 eleitos através de votação interna e os demais por indicação. De acordo com as regras da instituição, os membros indicados devem ter que ter no mínimo um ano de trabalho no Hospital São Marcos. Todos os membros empossados realizaram previamente o treinamento preparatório para estarem habilitados e capacitados a assumirem as suas novas atribuições.
Jayllon Brasil, presidente da Cipa, assegurou que a gestão da Comissão será feita de modo participativa em parceria com a diretoria e demais colaboradores do Hospital. Além disso, ele ressaltou que as ações serão voltadas para o bem–estar dos funcionários. E aponta caminhos para o atingimento dessa meta: “Vamos criar comissões para atuar junto a outros setores, como fisioterapia, psicologia. Fazer com o que o ambiente do trabalho seja saudável contribuindo com a qualidade de vida do colaborador”.
Durante o evento de posse foi lembrado ainda que a precursora no processo de implantação da Cipa no Hospital São Marcos foi a Irmã Davi, atual diretora administrativa. Além da diretora, estiveram na posse a doutora Aline, integrante da assessoria jurídica e Carla, técnica de Segurança no Trabalho.
Comissão - A Cipa é regulamentada pela Consolidação das Leis do Trabalho, nos artigos 162 a 165, e pela NR-5, contida na Portaria de 3.214, de 08 de junho de 1978, e regulamentada pelo Ministério do Trabalho e Emprego. A Cipa tem também a atribuição de elaborar o mapa de risco, com a participação do maior número de trabalhadores, o planejamento e a realização da Sipat junto à assessoria do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalhador (Sesmt).