
Abril é o mês da conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), um tema essencial para promover inclusão, compreensão e respeito. Em sintonia com essa causa, o Hospital São Marcos realizou, nesta sexta-feira, um evento especial voltado à escuta e valorização das vivências de colaboradores que são pais de crianças autistas. A iniciativa buscou ampliar o debate sobre o autismo.
A psicóloga Dedyelly Oliveira, especialista em neuropsicologia, conduziu a palestra principal e abordou aspectos importantes sobre o TEA. Ela falou sobre a relevância do diagnóstico precoce, o papel do suporte emocional às famílias e a necessidade de tornar os espaços mais acessíveis. “Eu vivencio parte do autismo como mãe e psicóloga. A descoberta pelo diagnóstico, a frustração das famílias, tanto dos seus filhos como dos seus parentes, devem ser tratadas para que juntos possamos evoluir”, afirmou.
Os participantes acompanharam a conversa e trocaram experiências que trouxeram acolhimento e respeito. A escuta ativa e o compartilhamento de vivências reforçou a importância da empatia e da compreensão no convívio com pessoas autistas, tanto no ambiente familiar quanto no profissional.
O evento proporcionou um espaço de diálogo e sensibilização, que avança o compromisso com a inclusão e o respeito à neurodiversidade. A ação reafirmou o papel da informação e da escuta como caminhos essenciais para construir ambientes mais justos e humanos.
Mais informações:
Assessoria de Comunicação e Marketing
Associação Piauiense de Combate ao Câncer Alcenor Almeida
Hospital São Marcos
(86) 9 9424-0150