Hospital São Marcos - O que é o câncer de próstata?
Dr. Fábio Brito - O câncer de próstata, como qualquer outro câncer, é o resultado de uma série de alterações nas células de determinado órgão, no caso, a próstata, ocasionando o crescimento desordenado e a transformação destas células em células malignas; em outras palavras, é a transformação de uma célula normal em uma célula diferente da original, uma célula doente ou maligna.
HSM - Esse tipo de câncer é o segundo maior entre os homens. Por que isso acontece?
Dr. Fábio Brito - Não podemos citar uma causa específica para a ocorrência do câncer de próstata; sabemos que hábitos saudáveis, alimentação adequada, atividade física, evitar o fumo e o álcool são medidas importantes; particularmente no câncer de próstata, o fator hereditário é importante, ou seja, um indivíduo com história familiar positiva (pai, avô), tem uma chance maior de desenvolver este câncer.
HSM - Como é feita a prevenção do câncer de próstata?
Dr. Fábio Brito - A prevenção é feita como citado acima (hábitos saudáveis, alimentação adequada, etc.), mas, o mais importante é o rastreamento, que deve ser realizado porque o câncer de próstata é assintomático e silencioso.
HSM - Quais são os primeiros sintomas que podem ser identificados?
Dr. Fábio Brito - Na fase inicial, o câncer de próstata é assintomático, ou seja, o indivíduo pode ter a doença e não sentir absolutamente nada; com a progressão, é possível que tenha dor ao urinar, dificuldade para urinar, urinar sangue e, nas fases mais avançadas, apresentar os sintomas da progressão da doença para outros órgãos, como dor óssea, pelo comprometimento do esqueleto pelas metástases ou insuficiência renal.
HSM - Atualmente, como são os resultados dos tratamentos realizados nesses casos de câncer?
Dr. Fábio Brito - Os resultados para o tratamento da doença em estágio inicial são excelentes; mais de 90% dos pacientes podem ser curados, seja com cirurgia, radioterapia ou braquiterapia; daí a importância do rastreamento da doença.
HSM - Qual a faixa etária mais acometida pelo câncer de próstata?
Dr. Fábio Brito - 6ª e 7ª décadas de vida.
HSM - Por que é tão importante realizar exames periódicos?
Dr. Fábio Brito - Porque a cura depende basicamente do diagnóstico precoce da doença, em estágio inicial; nessa situação, mais de 90% dos pacientes podem ser curados. Nos estágios mais avançados, a chance de cura diminui bastante e, em alguns estágios, só podemos oferecer tratamento paliativo.
HSM - Qual a maior dificuldade encontrada pelos médicos quando se trata de câncer na próstata?
Dr. Fábio Brito - No nosso meio, podemos citar a dificuldade em firmar o diagnóstico precoce, a informação aos pacientes e a conscientização da importância do rastreamento e, uma vez diagnosticado, o acesso ao tratamento; felizmente, tudo isso tem melhorado bastante ao longo dos anos.
O urologista Fábio Brito também esclareu algumas dúvidas sobre o cáculo renal. Confira a entrevista completa em nosso canal no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=3yAS5cE_AdI