O Centro de Ensino e Pesquisa da Associação Piauiense de Combate ao Câncer - Hospital São Marcos realiza até sexta-feira, 07, o Curso de Prostatectomia Radical Laparoscópica, cirurgia indicada com intuito de tratar o paciente que tenha câncer de próstata localizado, ou seja, quando a doença está confinada na próstata e dentro dos limites da cápsula prostática.
"Esta é a sétima edição do curso focado em tratamento minimamente invasiva do câncer de próstata”, informa o urológico Aurus Dourado. “Este curso já é uma referência nacional para alunos que vêm de outros estados como Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e de outros estados da Federação para aprender com a equipe de Urologia do Hospital São Marcos, a melhor forma de se tratar o câncer de próstata".
Mais de 70% dos pacientes tratados exclusivamente pela cirurgia radical não voltam a sofrer mais com a doença. Ponto alto desta edição foi à participação do médico urologista Pedro Romanelli, especializado em cirurgias minimamente invasivas e robótica em Belo Horizonte (MG), que ministrou palestra sobre os principais aspectos técnicos da cirurgia, na abertura do curso.
“As cirurgias minimamente invasivas cresceram muito na Urologia e hoje praticamente todas as cirurgias podem ser feitas dessa forma e Teresina é uma referência nesse tipo de cirurgia, por isso virou um polo de ensino", fala o cirurgião urológico Pedro Romanelli. Além da palestra, os alunos puderam acompanhar na prática uma prostatectomia radical com laparoscopia realizada pelo cirurgião. “Na verdade, é uma troca de experiência poder mostrar na prática, para colegas de todo o Brasil que estão aqui, algumas dicas e truques para aperfeiçoar os resultados dos pacientes. Fiquei muito impressionado com a estrutura fantástica desse hospital", afirma Pedro.
Sobre Pedro Romanelli
Presidente da Sociedade Brasileira de Urologia/Minas Gerais;
Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica (Sobracil);
Professor do Ircad – Maior centro de treinamento em cirurgia minimamente invasiva da América Latina;
Coordenador do Serviço de Urologia do Hospital Madre Teresa e do Hospital da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais - onde participa da formação de médicos residentes na qualidade de preceptor;
Proctor em Cirurgia Robótica dos Hospitais Mater Dei e Felício Rocho;
Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000);
Residência Médica em Cirurgia Geral e Urologia no Hospital dos Servidores do Estado de Minas Gerais – IPSEMG (2004)
Capacitação em laparoscopia urológica avançada em Porto Alegre, São Paulo, Paris e Flórida
Atualmente dedica-se a Cirurgia Robótica e Cirurgia Minimamente Invasiva Urológica, especialmente no tratamento do Câncer de Próstata e Câncer de Rim.
MAIS INFORMAÇÕES
Assessoria de Comunicação – 86 99930 5336
Centro de Ensino e Pesquisa - 86 2106-8102