Os vereadores da Câmara Municipal de Teresina, colocaram a saúde como um dos principais temas da sessão ordinária desta terça-feira (21). Dentre os assuntos debatidos está a dificuldade do Hospital São Marcos, para continuar a manter a prestação do serviço de oncologia para os pacientes que fazem tratamento pelo SUS.
O tema foi inicialmente abordado pelo vereador Leonardo Eulálio. "O Hospital São Marcos é uma instituição séria, que presta serviços relevantes para a população. Como parlamentar quero ajudar e solicitar a todos os outros que também ajudem, pois uma hora ou outra todo mundo precisa. Minha mãe já teve câncer de mama e o meu pai de próstata, e fizeram tratamento lá, onde o SUS é muito bem executado”, declarou.
Antes e depois da sessão, uma equipe de funcionários do HSM esteve mobilizando os vereadores para que recursos de emendas parlamentares sejam destinados para o tratamento dos pacientes que mais precisam, não só do Piauí, mas do norte e nordeste que procuram o hospital para salvar suas vidas..
O vereador Edilberto Borges (Dudu) falou da gratidão que sente pelo HSM. “Minha mãe há mais de 30 anos precisou tratar um câncer de útero pelo SUS. Lembro do desespero quando ela recebeu o diagnóstico, da nossa família pobre, sem condições e se não fosse este hospital ela talvez não estivesse viva, com 79 anos. É preciso destacar que o São Marcos é centro de excelência não só no atendimento do câncer ,mas de toda alta complexidade. Precisamos lembrar do seu papel durante a pandemia, com as UTIs equipadas à disposição da população, diante desta guerra que ainda não acabou. Se o São Marcos não tivesse compromisso social e já tivesse abandonado o SUS, certamente estaria muito melhor. É lamentável estarem mendigando por recursos”, lamentou.
A maioria dos vereadores que estavam presentes garantiram apoio à saúde. Confira as autoridades que participaram da sessão ordinária: Antônio José de Freitas Lira, Bruno Vilarinho, Deolindo Moura, Elzuila Calisto, Enzo Samuel, Evandro Hidd, Fernanda Gomes, Ismael Silva, Jeová Alencar, Joaquim Calas, José Filho, Levino de Jesus, Manoel Bezerra, Marcos Venicius, Paulo Lopes Pollyanna Rocha, Vinicius Ferreira, Luís André, Renato Berger e Roberval Azevedo.