O Hospital São Marcos recebeu na sexta-feira (15), a VIII Jornada de Nutrição Oncológica. Com o objetivo de capacitar profissionais da saúde, a jornada recebeu o palestrante do serviço de nutrição do INCA (Instituto Nacional do Câncer): Nivaldo Barroso, que parabenizou o Hospital São Marcos pela jornada e assistência ao paciente com câncer.
O Dr. Nivaldo Barroso apresentou o Inquérito brasileiro de nutrição oncológica e contou a importância desse documento para a saúde oncológica brasileira, "O serviço de nutrição do INCA se sente igualmente responsável pela construção dessas políticas, pensando nisso laçamos ano passado, o Hospital São Marcos participou ativamente nesta região de coleta de dados em todos os pacientes que foram internados no mês de novembro de 2012 para a construção desse documento." Conta Dr. Nivaldo.
Ainda sobre o inquérito, Nivaldo completa que o documento é de suma importância para a observação da desnutrição causada por tumores de diferentes localizações, "Esse documento vem auxiliar os profissionais da saúde e pacientes oncológicos, além de auxiliar também os gestores públicos na construção de suas políticas públicas, esse documento vai permitir para que se possa ser construído as suas políticas nacionais e regionais". Concluiu.
A jornada contou também com a palestrante Viviane Dias que apresentou a ferramenta de avaliação ao paciente oncológico: Avaliação Subjetiva Global; a ferramenta tem como o objetivo de detectar os déficits nutricionais muito antes das alterações químicas e bioquímicas do paciente. "A avaliação subjetiva global ela é muito importante para que o profissional possa conhecer como se encontra o nosso paciente para o tratamento, e dessa forma a gente poder fazer intervenções nutricionais precoces e especificas." Afirma Viviane Dias.
A nutricionista Viviane Dias conta também que o Brasil vem capacitando os profissionais da saúde para que possa conhecer e usar a ferramenta de forma correta "Existe profissionais que conhecem a ferramenta de uma forma superficial, e a gente tem esse objetivo de capacitar esse profissional para que seja usado de uma forma correta, o Brasil vem trabalhando nisso".
Além de palestras, a jornada recebeu trabalhos acadêmicos de saúde que foram expostos e avaliados. A VIII Jornada de Nutrição Oncológica contou com 144 inscritos, dentre profissionais e acadêmicos de saúde.