Cada vez mais, um número maior de hospitais tem se submetido a processos de Acreditação com o intuito de melhorar a qualidade e promover a segurança no atendimento a seus pacientes, mas ainda assim este número pode ser considerado muito restrito, considerando que apenas cerca de 3% de hospitais são acreditados no Brasil, hoje.
Isso leva a pensar o quanto o Brasil ainda tem para conquistar na melhoria e em qualidade de atendimento hospitalar em comparação com outros hospitais do Mundo, que já possuem estruturas de segurança para cuidados em saúde mais consolidados com processos fortalecidos e engajados em busca de resultados seguros.
O Hospital São Marcos com muito orgulho entra para rol seleto de hospitais que possuem certificação de qualidade, sendo o primeiro no Piauí a receber o certificado de Hospital Acreditado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), colocando o Estado dentro desta realidade e trazendo para a população o conceito de cultura de segurança hospitalar.
A Acreditação, sucintamente, é um método de avaliação voluntário e periódico que busca garantir a qualidade da assistência por meio de padrões previamente definidos. E tem como característica, a educação continuada, não sendo uma forma de fiscalização. E para os hospitais merecedores de tal titulação é conferido o certificado de Acreditação, cujo desempenho alcança um nível de excelência em interações e processos hospitalares segundo o Manual Brasileiro de Acreditação.
Quando a direção hospitalar de uma instituição de saúde decide iniciar no processo de Acreditação, revela que está comprometida com a população em oferecer os meios mais seguros de atendimento e possibilita ainda o gerenciamento da qualidade.
Este gerenciamento é uma forma de buscar sempre a melhoria contínua do desempenho organizacional, sendo este o conceito mais importante. E como a qualidade é sempre dinâmica e abrangente, a perfeição nunca será atingida, mas as melhorias podem acontecer sempre.
No processo de Acreditação, os manuais norteadores possuem exigências que devem ser cumpridas, conhecidas como padrões, que tem como foco principal a segurança do paciente. A adoção destes padrões traz inúmeros benefícios e avanços no atendimento aos pacientes, graças a um conjunto de rotinas, protocolos, indicadores e processos seguidos em todo e qualquer atendimento, intervenção médica, cirúrgica, entre outros.
O preparo para a certificação permite construir equipes sólidas e consolidar suas ações visando cada vez mais a promoção da segurança aos pacientes e profissionais. Os padrões exigem adequações nos processos assistenciais e gerenciais, além da implantação de rotinas e protocolos, para isso é necessário contar com o envolvimento da alta administração até o nível operacional, sempre focados no desenvolvimento de atividades para melhoria contínua e a segurança dos pacientes.
As principais vantagens da Acreditação são: a segurança para os pacientes e profissionais; construção de equipes de trabalho, melhorias contínuas e instrumento para gerenciamento. E os principais interessados são: líderes e administradores; profissionais de saúde; organizações de saúde; sistemas compradores e principalmente a população.
É importante enfatizar que por compreender a segurança do paciente como um caso a ser levado a sério, e por ser um assunto amplamente reconhecido como um grande problema de saúde, a instituição tem o compromisso de não deixar de oferecer qualidade em saúde com atendimento humanizado e responsabilidade social. E que o resultado dá força e ânimo para ampliar ainda mais os esforços em busca da excelência na assistência prestada aos pacientes.